Dia da Internet Segura - Fonte Unsplash
Dia da Internet Segura - Fonte Unsplash
A data é comemorada anualmente em fevereiro
Em fevereiro, além do carnaval, comemora-se, também, o Dia da Internet Segura. Em 2004, a rede europeia Insafe criou a data, que neste ano foi celebrada nos dias 6 e 7 de fevereiro.
O objetivo é conscientizar a população do uso de uma internet mais responsável, tendo em vista o avanço de informações duvidosas geradas por inteligência artificial e a divulgação massiva de fake news nos últimos anos.
O Tribunal Superior Eleitoral, por meio do site oficial, divulgou algumas recomendações sobre como se comportar nas redes sociais e quais dicas para utilizar a internet de forma consciente:
Não compartilhar informações sem verificar a confiabilidade da fonte;
Atenção quanto à links recebidos através de aplicativos de mensagens, por exemplo;
Uso de senhas fortes;
Observar o conteúdo acessado por crianças na internet.
“A data é uma significativa referência ao uso cada vez mais crescente da tecnologia em nossas rotinas por meio da Internet, o que nos leva a constantes reflexões sobre como sensibilizar a sociedade para que a informação seja tão rápida quanto confiável”, diz publicação do Governo Federal.
A professora Amanda Nunes separou algumas dicas para aumentar a proteção dos seus dados na internet:
Utilize apenas aplicativos oficiais: versões não autorizadas podem conter vírus ou malware, que podem comprometer a segurança dos seus dados e dispositivos.
Ative a autenticação dois fatores: aplicativos como o Duo Mobile oferecem esse recurso, que deve ser utilizado principalmente em redes sociais, adicionando uma camada de segurança extra e dificultando tentativas e invasões.
Gerencie as permissões dos aplicativos: nas configurações dos seus dispositivos é possível verificar e controlar as permissões concedidas aos aplicativos, como por exemplo, acesso à localização, câmera, fotos e etc.
Mantenha os aplicativos atualizados: os desenvolvedores dos aplicativos mais populares frequentemente lançam atualizações com o objetivo de reforçar a segurança e evitar invasões.
Evite o uso de redes Wi-Fi públicas: redes públicas podem apresentar riscos de segurança, como a interceptação de informações, evite o uso dessas redes para acessar aplicativos que exigem senhas, como serviços bancários e compras on-line.
Registre um e-mail exclusivo para recuperação de contas: a ideia é que as informações e registros dos aplicativos estejam associados a um e-mail que não esteja vinculado ao seu dispositivo. Essa prática não só torna mais difícil o acesso aos seus dados pessoais, mas também será útil no caso de perda ou roubo do dispositivo.