Um blog, um TCC, que virou coluna, que virou podcast.
Uma Série de Coisas, do jornalista Fernando Martins, formado nas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), estreia, em novo formato, o programa
“Pocbuster”: uma conversa informal entre amigos, para expandir a discussão a respeito de séries e filmes. A iniciativa conta com apoio da FIBAM e está disponível no
Youtube e
Soundcloud. Em breve, chegará a plataformas como Spotify e Apple Podcast.
Os episódios, lançados semanalmente, às sextas-feiras, são gravados no estúdio da faculdade. O piloto fala sobre Grey’s Anatomy, Lady Gaga e Ficção Científica. Fernando é fã da série e reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona.
Para a nova empreitada, o jornalista recebeu o apoio do estudante de Produção Audiovisual, Caio de Amorim, e do fotógrafo e estudante de Rádio e TV, Emídio Freitas. “A ideia do projeto surgiu enquanto assistíamos Megatubarão, que é considerado um blockbuster (filme produzido comercialmente, com alto nível de popularidade). Durante a sessão, nós ríamos muito, fazíamos piadas sobre o filme, e pensamos como seria legal produzir um conteúdo nesse tom para as pessoas”, conta.
O que o Pocbuster propõe, segundo ele, é desenvolver um bate-papo entre os três locutores sobre os temas relacionados ao mundo da TV e do cinema, trazendo indicações, críticas e análises de produções. O trio percebeu que a procura pelo formato de narrativas em áudio tem crescido muito e há uma variedade enorme de conteúdo jornalístico e de entretenimento nesse meio. Além disso, a facilidade de produção, já que o podcast não exige imagem, colabora para criação rápida. “Tenho amigos que dizem ouvir mais de 200 episódios por semana. Resolvemos aproveitar esse momento”, diz Fernando.
A AESO-Barros Melo apoia o projeto desde o início. “Nós queríamos lançar o podcast logo e demoraria se fossemos comprar todos os materiais necessários. Então a instituição entrou como facilitadora. É um local onde eu já me sinto em casa”, afirma.