Especial Dia da Fotografia

Curso de Fotografia
agosto. 19, 2015

Conheça alunos que transformaram atividades de sala de aula em exposições

Fotografar. De acordo com a gramática normativa, esta palavra é apenas um verbo transitivo. Para os menos familiarizados, os verbos transitivos, precisam de um complemento. A fotografia segue essa mesma linha: busca um objeto ou pessoa para fazer sentido, para impressionar. Ela também mostra ao espectador um olhar da realidade. Estudantes das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) investiram em uma nova perspectiva do corpo humano e do ciclo a vida, através dos projetos fotográficos Cor à Pele Crepúsculo da Vida.

“Fotografar é perceber as coisas ao redor, um exercício de observação que é realizado a cada dia; transformar e transbordar meus sonhos, e fazer com que o observador entre no meu mundo”, comenta a aluna, Ana Luiza Santana, uma das integrantes do Olho Coletivo – grupo da instituição responsável pela produção do Cor à pele.

Olho Coletivo é formado pelos alunos Aline Sales, Ana Luiza, Dayane Santos, Enny Fonseca, Juliana Bandeira, Lindemberg Figueiredo, Monique Veloso, Paulo Rocha, Renata Alves, Renata Lopes, Silvia Rodrigues e Úrsula Freire. “Cor à pele foi o primeiro trabalho do grupo. Nele foram produzidas várias imagens que garantissem uma composição harmoniosa entre elas. Na exposição, espaço para uma narrativa visual composta por retratos a partir de projeções de desenhos, texturas e pinturas no corpo”, explica Ana Luiza.

A partir do estudo sobre fotografia contemporânea, 100 fotos foram produzidas, em três meses. Surgiu também a ideia de unir cores intensas ao erotismo. “Como o tema trabalhado foi a cor como expressão, juntamente com o corpo, usamos estampas e cores vazadas e intensas para compor a ideia de êxtase de erotismo da força. Desse modo, foram trabalhados o vermelho e o branco juntos, pele de onça e estampas africanas. Todos esses elementos foram projetados em uma parede chapisco, para dar a ideia de cores saltadas em cima da modelo, linda e expressiva”, explica Monique Veloso.

Unindo fotografia e as marcas do tempo, outro projeto dos alunos da AESO-Barros Melo é “O Crepúsculo da Vida”. Idealizado na disciplina Foto Documental, as estudantes Renata Lopes, 22, e Sílvia Rodrigues, 35, desenvolveram o projeto que busca mostrar as marcas do tempo em uma vida. A pesquisa foi aprofundada no Grupo de Estudos “O Corpo e a Fotografia”, onde tiveram contato com as obras de Bavcar, Marcel Mauss e Roland Barthes, que, inevitavelmente, ajudariam a dar vida ao projeto.

O ensaio aconteceu em Peixinhos, Olinda. Moradoras da comunidade de Limoeiro foram personagens que transformaram as ideias de Renata e Sílvia em realidade. “Inicialmente, fotografamos colorido, mas percebemos que o preto e branco deixavam as marcas de expressão bem mais nítidas”, comenta ainda Renata Lopes.

Enquanto as modelos eram clicadas, a luz natural do entardecer - que entrava pela janela e ajudava na execução da proposta - foi a responsável por revelar as marcas de expressão das senhoras. Os registros foram feitos enquanto elas mostravam a parte da casa na qual passavam a tarde: o terraço.

Confira imagens das exposições:

aeso - Dia Mundial da Fotografia - barrosmelo - dia da fotografia -