Fama e Jornalismo na sociedade midiática

Curso de Jornalismo - Olinda
maio. 12, 2016

Palestra sobre tema, acontece no Cineteatro da instituição, no dia 18 de Maio

Uma das principais funções do jornalista é ser imparcial. O seu papel é trabalhar com objetividade, que exige o distanciamento do fato noticioso. Porém essa necessidade vem sofrendo transformações. Em um cenário de midiatização, é observado que na medida em que alguns jornalistas transmitem a notícia, são também noticiados. Para debater o tema, a AESO-Barros Melo recebe a jornalista e pesquisadora Ana Lúcia Medeiros, no dia 18 de Maio, a partir das 09h30, no Cinetatro da instituição.

Voltado para alunos de comunicação e interessados em geral, a palestra tem como objetivo apresentar para os alunos as mudanças nas logísticas jornalísticas. As mutações nas relações que se estabelecem entre jornalistas famosos e a interação entre os internautas e telespectadores, que ao mesmo tempo consomem e retroalimentam a mídia com informações.

Nesse encontro, Ana Lúcia também explana sobre o processo de realização da sua pesquisa, quando entrevistou profissionais em emissoras de TV em São Paulo.

09h30 - Boas vindas aos participantes e composição da mesa.

09h40 - Início da palestra

10h30 - Abertura às perguntas do público

11h - Encerramento.

Ana Lúcia Medeiros

É jornalista, formada pela Universidade Federal da Paraíba; doutora e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília. Fez doutorado-sandwich na Université de Rennes-1 (França). Estudos pós-doutorais na Universidade Federal da Bahia. É autora do livro “Sotaques na TV” e de artigos em livros e publicações acadêmicas na área da Comunicação. Foi ombudsman e repórter (Secom/UnB). Durante o período em que foi professora na Universidade Católica de Brasília (1999-2006) e professora substituta na Universidade de Brasília (2006-2008), idealizou e coordenou as agências de comunicação OPN (UCB) e Facto (UnB). Foi repórter colaboradora do Jornal da USP e trainee em televisão.

aeso - barros melo - palestra - jornalismo - Fama e Jornalismo -