.
Kleber Mendonça Filho, Gabriel Mascaro, Guel Arraes, Claudio Assis são apenas alguns dos grandes nomes do cinema pernambucano. Além da cultura popular forte, uma coisa que o estado pode se orgulhar é a produção da sétima arte. Para tratar do tema, a AESO-Barros Melo promove o Festival Cineshow. O evento, que acontece no dia 30 de novembro, a partir das 11h, exibe curta- metragens roteirizados, produzidos e dirigidos por estudantes do quarto período do curso de Cinema e Audiovisual da instituição.
Cinco trabalhos foram escolhidos, previamente, por professores de acordo com os projetos executivos propostos. As inscrições foram no início de 2016 e os selecionados levaram cerca de dez meses para produzir o material. Os curtas exibidos durante o evento ainda estão em fase de finalização, mas, mesmo assim vão ser avaliados e premiados nas categorias de melhor filme, produção, fotografia, arte, montagem e direção, escolhidos pelos professores de cada disciplina.
Esta é a segunda edição do Festival Cineshow na AESO-Barros Melo. A primeira, no ano passado, exibiu dois filmes de destaque. "Pais e Filhos" e "Retrato do São José" foram selecionados e estrearam nas telonas dos festivais Internacional Etnográfico (na Caixa Cultural Recife) e Internacional de Curta-metragem de São Paulo, respectivamente.
Confira os detalhes dos filmes na programação deste ano:
A Balada da Bala Flexível - Baseado num conto de Stephen King. A obra narra a história de Reg Thorpe, um escritor de novelas macabras que sucumbe à chegada de um estranho penetra, vindo de outra dimensão. A criatura tem influência psíquica em seu trabalho, tornando-o mais produtivo.
Spectrum - É um thriller, que mostra a trajetória de uma prefeita sem escrúpulos, envolvida em uma série de escândalos, e que tenta a qualquer preço se livrar de um fotógrafa, de um importante jornal local, que a flagrou com um garoto de programa.
Presente - Baseado em "Um conto de Natal" de Charles Dickens. O filme traz um homem que, às voltas com espíritos, precisa ser generoso na noite de natal, para poder prestar contas com seu passado.
Anos Perdidos - Anos Perdidos - Baseado em "O amor é o cão dos diabos" e "Mulheres" de Charles Burkowski. Um escritor norte-americano aparece no filme em forma de alter-ego, num universo repleto de mulheres e bebidas, transportado para os dias de hoje em Olinda e Recife.
Zé - A produção é um drama, com roteiro original de Adrian Aron, sobre um homem comum, e sua vida comum, num mundo comum, diante de uma situação bastante incomum.