A solenidade aconteceu no tradicional cineteatro UNIAESO, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, na última quarta-feira (25). Mais de 60 estudantes de cursos de bacharelado e tecnólogos
receberam o grau e concluíram o ciclo acadêmico. O auditório recebeu familiares e amigos dos concluintes do período letivo 2022.2.
O evento marcou o retorno das colações de grau, presencialmente. Foram cinco eventos deste tipo de forma remota. A presidente da mesa e coordenadora pedagógica, Maria de Lourdes Sousa Pimenta, fez questão de falar sobre o assunto que ela enxerga como uma vitória de todos que enfrentaram e sobreviveram à covid-19.
“Eu vejo esse encontro como uma vitória incomensurável para todos que estiveram aqui. Vitória da instituição, porque não fechamos as portas. Estamos retomando, nos reerguendo de uma fase tão delicada economicamente, financeiramente e socialmente. E aí vem a minha alegria, de participar de um evento onde o auditório estava lotado. Isso é a vida. A vida que continua, a vida que se renova", disse.
A coordenadora de Administração, Renata Porto, também participou da colação de grau. “É um momento , importante, emocioante e que reflete o esforço e a luta de todos os alunos. É a hora de celebrar”, pontuou.
Poucos brasileiros têm acesso ao ensino superior
As chances de acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior ainda são mínimas. Uma pesquisa da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 2021, reforça isso. O estudo revela que apenas 21% dos jovens brasileiros, entre 25 e 34 anos, têm o ensino superior. O professor Fred Rosa, coordenador do curso de Direito da UNIAESO falou sobre o assunto. “Eu acho que a gente, como educador, tem essa missão de construir profissionais cada vez mais humanitários, responsáveis com a ética e a democracia do nosso país. Este é um compromisso tanto nosso, como universidade, como dos formandos, de fazer com que esse número cada vez aumente mais, que deixe de ser um privilégio”, disse Rosa.
Estudantes formados e felizes? Temos!
Agora formada em Direito, Jasmim Gomes falou sobre a sensação de missão cumprida. “Eu me sinto muito orgulhosa por ter concluído. A graduação não é fácil. São cinco anos de muita luta. Mas eu me sinto muito orgulhosa. Tive o apoio de professores daqui da faculdade, que seguraram a minha mão, durante todos esses anos".
Leia mais