Fotografia de aluno da AESO-Barros Melo ilustra capa de livro vencedor de Prêmio de Literatura

Curso de Fotografia
maio. 07, 2018

A imagem é de autoria de João Oliveira, estudante do 5º período de Fotografia na IES

A tradição da desigualdade e a opressão estão sempre conectadas às dores do presente nos versos da obra Chã, do escritor Enoo Miranda. O livro, que recebeu o Prêmio Pernambuco de Literatura, possui como imagem de capa um registro feito por João Oliveira, aluno do 5º período de fotografia da AESO-Barros Melo.

A ilustração, que mostra uma ave carcará sobrevoando pedaços de cana queimados, conversa com a obra do escritor, que retrata a cultura canavieira. A imagem foi captada no Engenho Trapuá, localizado em Tracunhaém, na Zona da Mata pernambucana, durante atividade realizada para a disciplina de Fotografia Documental. “O local foi palco do cultivo e extração da cana de açúcar, tema bastante retratado na obra premiada. Na foto, o animal característico da região e o material incendiado representam os trabalhadores e o ofício da profissão”, afirma Oliveira.

O coordenador do curso de fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo, Eduardo Queiroga, destacou a importância de cadeiras práticas durante a formação profissional: “A fotografia documental é um dos campos mais tradicionais. O professor Mateus Sá, responsável pela disciplina, busca trazer essas discussões tanto na abordagem prática como também conceitual”, e finaliza: “É muito bom ver um trabalho da disciplina do curso tomando novos caminhos e alcançando diferentes leitores”.

Sobre o Prêmio Pernambuco de Literatura

A Secretaria de Cultura do Estado, a Fundarpe e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), lançaram na quinta-feira (26), às 19h, no Museu do Estado, os cinco livros vencedores do 5º Prêmio Pernambuco de Literatura.

O evento consagra os trabalhos dos escritores Enoo Miranda (Chã, Poesia), Amâncio Siqueira (Nem tudo cabe na paisagem, Contos), Ezter Liu (Das tripas coração, Contos), Fred Caju (Nada consta, Poesia) e de Walter Cavalcanti Costa (O velocista, Romance).

Como premiação, os autores ganham uma tiragem de mil exemplares de cada obra, um valor em dinheiro, a distribuição dos livros em escolas públicas estaduais e a participação em rodas de diálogo de eventos, como o Festival de Inverno de Garanhuns.

aeso - barros melo - fotografia -