Grupo de estudos analisa os Direitos Humanos e Acesso à Cultura Livre

Curso de Direito - Olinda
fevereiro. 04, 2013

Pelas normas tradicionais que regulamentam a propriedade intelectual, concentra-se no autor toda a gestão da obra, devendo qualquer uso ser autorizado por ele. Após o falecimento do responsável, a criação permanece inacessível para uso, antes de tornar-se domínio público. Porém, nem sempre o autor detém os direitos autorais, recaindo na maioria das vezes sobre as mãos de grandes empresas e corporações que dificultam, ou impossibilitam, outras atividades criativas, que seriam possíveis se existissem uma maior liberdade. Com base nisso, a Barros Melo oferece o Grupo de Estudos de Direitos Humanos e Acesso à Cultura Livre, que acontece todas as sextas-feiras, a partir do dia 1 de março, das 11h às 13h, na Videoteca 2. A atividade é gratuita e destinada a todos os estudantes da instituição.

Os encontros serão ministrados pelo professor, Alexandre Saldanha e têm como objetivo analisar o direito humano de acesso à cultura, ou acesso a bens culturais, discutindo mais especificamente o âmbito da cultura livre. “A proposta é a de considerar novidades como o Creative Commons e o Crowdfunding, elementos para a elaboração de um discurso pela democracia na criação de cultura, tendo como fundamento o direito humano a esta participação” disse.

Na ocasião, os discentes terão a oportunidade de conhecer os pontos teóricos e práticos sobre políticas, instrumentos, decisões judiciais e outros instrumentos já existentes. Para participar da atividade, os interessados devem ser aprovados no processo seletivo agendado para ao dia 18 de fevereiro, às 17h, na Barros Melo.

Datas: 1, 8, 15, 22 de março; 12, 19, 26 de abril e 3, 10, 17 de maio.
Local: Videoteca 2
Carga horária para o aluno: 20hs.

Clique aqui e faça a sua inscrição