Instituição filantrópica divulga a nova identidade no dia 23 de novembro em evento solene
Da sala de aula direto para o mercado de trabalho, sem escalas. Um grupo de ex-alunos das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), formado no curso de Design Gráfico, levou um trabalho de disciplina a estampar o Hospital de Câncer de Pernambuco. A nova identidade do HCP tem as mãos, o talento e a criatividade de Juliana Estelita, Flávio Guimarães, George Uamirim e Ikamahã Lopes. A instituição filantrópica atende aproximadamente 40% dos pacientes oncológicos do estado de maneira totalmente gratuita.
O grupo fez redesign da marca do HCP na cadeira de Identidade Visual, sob a orientação da professora Lia Madureira. Juliana Estelita, então estudante de Design Gráfico e Analista de Comunicação do HCP, pediu a Superintendência do Hospital para dar continuidade ao trabalho com o objetivo de que o órgão de fato passasse a utilizar a nova marca. “Quando finalizamos, foi divulgada para a coordenação de marketing, que achou a ideia bem legal, mas que não era o momento adequado para a mudança. Nesse segundo semestre de 2017, o HCP está com novas propostas e percebeu a hora de mudar. Aproveitando o ensejo, foi mostrada a concepção da nova marca para os demais superintendentes que aprovaram e estão todos ansiosos”, relata Juliana Estelita, que continua a fazer parte da equipe de comunicação do HCP.
Para desenvolver o trabalho, o grupo fez pesquisas em hospitais filantrópicos e com segmento de câncer, tanto de Pernambuco quanto do Brasil. Desde o início, o time teve o cuidado de manter os mesmos elementos e não perder a identidade que já existe do HCP. O laço (representando o câncer, ganhou identidade própria), o verde, a sigla e o nome da unidade de saúde permaneceram. Foram adicionadas mais curvas e um tom de cor mais claro.
Julliana teve a responsabilidade de expressar na marca o conhecimento adquirido dentro do HCP. Flávio e Ikamahã atuaram com conceitos técnicos e práticos, tanto nos softwares quanto em design gráfico e George ficou com as ilustrações. O resultado do trabalho foi apresentado pela primeira vez ao Hospital em junho de 2016 e a versão final chegou em outubro de 2017. “Queremos que nossa marca ande o Brasil todo e, quem sabe, até pra fora do país. Queremos mostrar que, mesmo sendo uma atividade desenvolvida por alunos, levamos isso muito a sério e colhemos bons frutos”, finaliza Juliana Estelita.
barros melo -
alunos no mercado -
design gráfico -
aeso -
voltar