AESO-Barros Melo/Arquivo pessoal

Inácio de Barros Melo recebe homenagem em Olinda

agosto. 04, 2016

O fundador da AESO-Barros Melo resgatou os cursos jurídicos na cidade histórica

O ano era 1968. Uma época marcada por intensa agitação política. Neste cenário, uma iniciativa forte surgiu para o retorno da oferta dos cursos jurídicos em Olinda. Trabalho que partiu de um homem com personalidade forte, visionário e empreendedor. Alguém além do tempo. Foi o professor Inácio de Barros Melo quem fundou a AESO, entidade mantenedora da Faculdade de Direito de Olinda (FADO), hoje Faculdades Integradas Barros Melo. Em 2016, em que completaria 100 anos de vida, Barros Melo recebe homenagem na inauguração da Academia Luso-Brasileira de Ciências Jurídicas. A solenidade acontece no dia 11 de agosto, às 20h, no Mosteiro de São Bento, em Olinda.

O local escolhido para a realização do evento não é por acaso. O Mosteiro de São Bento foi o primeiro endereço de um onde viria a funcionar um dos mais tradicionais cursos de Direito em Pernambuco. Oton Vasconcelos, advogado, pesquisador e professor, é uma das pessoas à frente da Academia Luso-Brasileira de Ciências Jurídicas e também foi escolhido para ser o primeiro Presidente do projeto. Um dos principais objetivos da Academia é a valorização da cultura jurídica local.

Vasconcelos também foi estudante da FADO-AESO, da turma de 1989, e teve a honra de ser um dos alunos do próprio fundador da faculdade. “Dr. Inácio Barros Melo deixava transparecer uma preocupação com os reais motivos pelos quais os discentes tinham escolhido o curso de Bacharelado em Direito. Trabalhava com uma espécie de  ação preventiva na tentativa de estabelecer uma base sólida para aqueles futuros juristas, por ser visionário quanto aos impactos, positivos ou negativos, que a sociedade poderia recepcionar”, lembra Oton Vasconcelos.

Para a inauguração do projeto estão confirmadas três homenagens: ao Prof Barros Melo, pelo resgate dos cursos jurídicos em Olinda; ao Mosteiro de São Bento, por ter sediado a fundação da Faculdade de Direito da cidade; e ao Dr Clóvis Barreto, fundador e primeiro presidente da Subsecional de Olinda. A Academia Luso-Brasileira de Ciências Jurídicas busca trabalhar a qualidade do ensino da área, difusão e incentivo à pesquisa. São 25 cadeiras distribuídas entre colaboradores e acadêmicos de Portugal e vários estados do Brasil.

Sobre Inácio de Barros Melo
Inácio de Barros Melo formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife em 1941, tendo recebido o título de Doutor pela mesma instituição em 1952. É fundador da Associação de Ensino Superior de Olinda (AESO - depois Ensino Superior de Olinda Ltda) e da Faculdade de Direito de Olinda (hoje Faculdades Integradas Barros Melo-AESO). Foi professor de Introdução ao Estudo do Direito e Direito Comercial, atuou também como advogado e consultor jurídico. Foi Membro do Conselho Consultivo da Fundação Universitária de Olinda e da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas. Recebeu Títulos de Cidadão do Recife e Cidadão Benemérito de Olinda, além das Medalhas: Comemorativa da Fundação da Cidade de Olinda; do Mérito – classe ouro, Comemorativa do Decênio de Criação da Universidade Federal do Espírito Santo; de Honra ao Mérito “Homenagem dos Acadêmicos de Olinda ao Criador Renascentista da Faculdade de Direito de Olinda”; Comemorativa dos Sesquicentenário do Poder Legislativo do Brasil e ainda a Medalha de Prata Fernando Soto Harrison e a Medalha Ouro da UFPE. Recebeu também o troféu “Patriarca dos Cursos Jurídicos no Brasil” e os diplomas de Honra ao Mérito “pelo reconhecimento de suas atividades prestadas ao Nordeste” e Honra ao Mérito e Consagração Pública Nacional reconhecendo “produtividade (do agraciado) que acelera o progresso do País”.

Sobre Inácio de Barros Melo

aeso - barros melo - homenagem - fundador - inacio barros melo -