Inscreva-se para os Projetos de Iniciação Científica selecionados

abril. 13, 2016

As inscrições estão abertas para seleção dos Programas de Iniciação Científica até o dia 17

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) divulgam lista de projetos de professores selecionados para os Programas de Iniciação Científica. Agora começa uma nova fase. Os alunos interessados em desenvolver pesquisas precisam se inscrever em uma das opções disponíveis até o dia 17 de abril.

Os estudantes inscritos vão passar por uma redação e uma entrevista avaliativa nos dias 18 e 19 de abril. O resultado com os selecionados sai no dia 20 do mesmo mês. Os Programas de Iniciação Científica da AESO-Barros Melo contam com três opções para inscrição de alunos. São elas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

Confira os projetos e inscreva-se:

CIBERCULTURA, DEMOCRACIA, LIBERDADES E TUTELA JURISDICIONAL (INSCRIÇÕES AQUI)
Professor: Alexandre Saldanha
Linha de pesquisa: Fundamentação, aplicabilidade e constitucionalização dos Direitos
Objetivos: analisar como a internet é, potencialmente, um ambiente democrático pois permite participação ativa, difusão de informações e acesso ao conhecimento, proporcionando liberdades até então impossíveis de serem exercidas, daí a necessidade de uma forma específica de tutela jurisdicional deste espaço. A pesquisa se debruçará sobre os conceitos de democracia, liberdade e cibercultura, identificando ainda como o processo judicial se desenvolve sob as novas tecnologias da informação  e como regras tradicionais do sistema jurídico devem ser interpretadas perante novos comportamentos sociais.

FOTOGRAFIA E HISTÓRIA (INSCRIÇÕES AQUI)
Professor: Emiliano Dantas
Linha de pesquisa: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação
Objetivos: Analisar as coleções fotográficas do arquivo do CEHIBRA,  em suas diversidades e singularidades, para melhor entender a cultura de Pernambuco e do Brasil. Mais especificamente, se pretende contribuir com práticas de pesquisa em acervos de fotografia, com o estudo da história e da cultura pernambucana por meio da fotografia, entendendo como as fotografias que podem afetar as pessoas para despertar críticas sobre comportamentos sociais.

A ESTÉTICA NAS REFILMAGENS CINEMATOGRÁFICAS DO SÉCULO XXI  (INSCRIÇÕES AQUI)
Professor responsável: Filipe Falcão
Objetivos: Estudar quais são as características das produções cinematográficas mainstream. Mais especificamente se busca verificar as características estéticas presentes em remakes de horror contemporâneos, compreender o processo de adaptação das refilmagens e perceber os pontos de semelhanças do remake estudado com a produção mainstream contemporânea.

PADRÕES TIPOGRÁFICOS COMO FACILITADORES DA ASSIMILAÇÃO DAS POSSIBILIDADES SEMÂNTICAS DAS FONTES DE TEXTO (INSCRIÇÕES AQUI)
Professora responsável: Luiza Falcão
Objetivo: Investigar a diferença de percepção dos alunos de Design das fontes de texto quando expostos a manchas textuais e padrões ilustrados utilizam a mesma tipografia em sua composição. Especificamente se busca levantar um grupo de fontes de uso gratuito e suas respectivas possibilidades semânticas e projetar padrões tipográficos que facilitem a compreensão das possibilidades semânticas dos tipos.

A VOZ DELAS: AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA MARCHA DAS VADIAS – RECIFE (INSCRIÇÕES AQUI)
Professora responsável: Nataly Queiroz
Objetivos: analisar as estratégias de comunicação adotadas pelo Coletivo Marcha das Vadias Recife para a mobilização e adesão à pauta do movimento, estudando mais especificamente as apropriações das redes sociais virtuais por parte das militantes do coletivo e relação da ação política delas com as discussões acerca das políticas públicas de comunicação.

TELEJORNAIS, TRANSTEXTO E AUDIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS CONTRATOS DE LEITURA DO TELEJORNAL EM CENÁRIO DE TRANSMEDIAÇÃO (INSCRIÇÕES AQUI)
Professor responsável: Rodrigo Martins
Objetivos: Analisar de que maneiras o telejornal estabelece, com auxílio de conteúdos produzidos e veiculados em outras plataformas, relações com suas audiências e destes com seu conteúdo, que constituem um novo contrato de leitura do próprio telejornal, inserido em contexto de convergência.

REDES VEICULARES PARA MELHORIAS NO TRÂNSITO EM CIDADES INTELIGENTES (INSCRIÇÕES AQUI)
Professor responsável: Amirton Bezerra Chagas
Objetivos: Este projeto tem o intuito de fomentar o conhecimento acerca das redes veiculares externas, para conectar um veiculo ao outro, em uso atualmente, assim como do estado da arte em relação a estas redes veiculares no mundo. De forma mais específica, espera-se: identificar as vulnerabilidades dos padrões e protocolos atuais; compreender os novos protocolos para redes veiculares; efetuar uso de software para simulação de redes, como NS2, Omnet++ entre outros; caso a pesquisa encontre pontos interessantes nas simulações, considerar a possibilidade de montagem e execução de um testbed para validar no mundo real as simulações realizadas via software.

CINEMA PERNAMBUCANO E MERCADO (INSCRIÇÕES AQUI)
Professora responsável: Manuela Bezerra
Objetivos: analisar o cinema brasileiro, e mais especificamente o pernambucano, sob o ponto de vista econômico, com um enfoque no que concerne à captação de recursos e à distribuição. O trabalho visa elucidar e mapear o contexto atual e investigar novas alternativas de financiamento e distribuição monetizadas (como Crowdfunding e Vídeos sob demanda, por exemplo).

aeso - barros melo - iniciação científica - PIBIC - PIBITI - PIVIC - extensão -