The International Exchange/Divulgação

Intercâmbio: Sarah Walker na Inata

Curso de Publicidade e Propaganda - Olinda
outubro. 08, 2013

Profissional intercambista passou 30 dias na agência experimental de Publicidade e Propaganda

A londrina Sarah Walker está a 30 dias residindo em Pernambuco. Ela veio através da TIE (The International Exchange), uma empresa que promove intercâmbios para profissionais de comunicação. Durante um mês, Sarah trabalhou junto com a equipe da agência experimental de Publicidade e Propaganda da Aeso-Barros Melo, a Inata.

Nascida em Londres Sarah Walker é psicóloga e entrou para o ramo da Publicidade e Propaganda pelo seu interesse em entender como as pessoas pensam e no que elas se interessam. Em parceria com a Inata, o trabalho era ajudar a dirigir uma campanha para o Comitê Popular da Copa, garantir direitos, valorizar a solidariedade e apresentar as violações promovidas pelo Governo do Estado em prol dos interesses da FIFA e das corporações parceiras. “Os locais que eles escolheram aqui para construir estádios precisavam ser desapropriados ou reconstruídos. Eu acredito que algumas decisões foram ruins com relação à escolha desses locais e causaram despesas desnecessárias”, comenta Sarah.

Aproveitamos a oportunidade para entrevistar Sarah Walker, para saber como foi a adaptação à cidade, ao país e sobre o trabalho desenvolvido na Inata:

Aeso - Como é que foi o trabalho ao longo do mês?
Sarah Walker -
Foi ótimo! Foi um mês muito cheio. Eu estive junto com a equipe para entender quais são os problemas e as necessidades do projeto da TIE. Concluímos que o problema é que ninguém sabe sobre o projeto, então nós tivemos que fazer uma campanha que deixasse as pessoas saberem o que estava acontecendo.

Aeso - Você gostou de trabalhar com a equipe da Inata?
Sarah Walker - Sim, gostei muito! Eles trabalham muito duro e eles estão indo muito bem, são muito dedicados e se preocupam com o trabalho, então foi ótimo.

Aeso - Qual era a sua função?
Sarah Walker -
Eu estava dirigindo a campanha, decidindo que nós iríamos fazer e quando, a estratégia que iríamos utilizar e ajudando os estudantes em como e o que deveria ser feito.

Aeso - Como é que foi a sua adaptação a cidade?
Sarah Walker -
O clima aqui é melhor do que em Londres. As pessoas são muito amigáveis, muito receptivas e o trabalho foi ótimo. Por causa das diferenças culturais, o modo como as pessoas fazem as coisas é diferente, mas para mim tem sido bom. É muito interessante como as pessoas daqui trabalham, é amável, apaixonante.

Aeso - É a sua primeira vez no Brasil?
Sarah Walker - Sim, esta é a minha primeira vez no Brasil e eu só conheço o Recife. Quando eu terminar o trabalho irei para o Rio de Janeiro a passeio e para São Paulo a trabalho também, mas até agora eu gostei muito do Brasil, é muito divertido aqui.

O que é a TIE?

A TIE (The International Exchange) é uma empresa que oferece programas de desenvolvimento de liderança, que combinam a experiência de comunicações corporativas às necessidades de ONGs. O principal objetivo deles é criar uma mudança sustentável positiva tanto nos profissionais intercambistas, como nos trabalhos desenvolvidos por eles, pelas empresas que fazem parte do programa e também pelas ONGs.

Fundada há seis anos por Philippa White, a TIE trabalha com as principais empresas e redes de marketing e comunicação, maximizando as capacidades de seus líderes e gerentes de alto potencial. O trabalho tem feito uma diferença real para todas as partes envolvidas. “É muito bom para as pessoas que viajam, porque os profissionais têm a oportunidade de fazer uma coisa boa com as possibilidades das agências e das ONGs, o mesmo acontece inversamente”, afirma Phillipa.

aeso - barros melo - Publicidade e Propaganda - Inata - sarah walker - philippa white - TIE - the international exchange -