Divulgação/Aeso-Barros Melo

Luz, câmera, ação!

Artes Visuais (NÃO LIBERADO)
setembro. 26, 2013

Oficina gratuita de Iniciação a produção audiovisual na Aeso-Barros Melo

Inspiração, idéias, roteiro, cenário, locação, figurinos, maquiagem, iluminação, orçamento. Os detalhes para a produção, finalização e divulgação de um material audiovisual são inúmeros. O mercado brasileiro vem se estabilizando e o cinema começa a demonstrar qualidade técnica e criativa, explorando temas sócio-educativos, de valorização nacional e que apresentam relevância para a sociedade. Pensando nisso, o curso de Cinema de Animação das Faculdades Integradas Barros Melo – Aeso, em parceria com o “Viu Cine”, promovem a Oficina gratuita de Iniciação a produção audiovisual, nos dias 10, 17, 24 e 31 de outubro e 07 de novembro, na sede da instituição. Inscrições aqui.

Com o objetivo de introduzir os conceitos básicos de uma produção cinematográfica, instruindo os alunos através da teoria e da prática desenvolvidas no decorrer dos encontros, a oficina vai ser ministrada pela equipe de: Felipe Andrade (bacharel em Música Clássica, som direto, gravação, desenho de som, edição, composição de trilha sonora e mixagem stereo);  Irina Melo (Compositora de Trilha Sonora);  Marcos França (Editor de vídeo e Animador 2D); Raoni Paulo (Desenhista e Animador 2D); Tauana Uchôa (Roteirista e Diretora audiovisual) e Ulisses Brandão (Produtor Audiovisual e Jornalista). “A oficina busca incentivar e fomentar a difusão do audiovisual para que os jovens não só olhem imagens bonitas em uma tela, mas que obtenham a capacidade de interpretá-las”, comenta o coordenador Alison Ricardo.

Voltado para alunos de Cinema de Animação, o curso é dividido em Pré-produção (criação de um roteiro, decupagem e formatação de roteiro, storyboard, direitos autorais de uma obra); Produção (apresentação de objetos cenográficos, locação, figurinos, maquiagem, iluminação, orçamento, organograma dos profissionais da equipe de produção, e sonorização) e Pós-produção (discussão sobre o papel do produtor e o funcionamento do mercado de distribuição e dos festivais de cinema).

Aula 01 (10/10/13 - 12h às 15h)
Pré-produção – Inspiração, idéias, roteiro -
A primeira abordagem contém uma explicação sobre as etapas da pré-produção de um filme, mostrando como se dá a criação de um roteiro, a criação dos personagens, decupagem e formatação de roteiro, storyboard, direitos autorais de uma obra, importância da seleção de elenco e introdução aos tipos de movimentos, planos e ângulos de câmera. Neste primeiro dia, os alunos irão começar a desenvolver o roteiro de um curta metragem.

Aula 02 (17/10/13 - 12h às 15h)
Produção – Últimos detalhes para a gravação -
No segundo dia, os alunos vão aprender, objetivamente sobre cenários e objetos cenográficos, locação, figurinos, maquiagem, iluminação, orçamento, organograma dos profissionais da equipe de produção, e sonorização.
Após a aula expositiva, os roteiros, iniciados na aula anterior, serão analisados e discutidos com o grupo e em seguida, eles começam a desenvolver um plano de gravação e decupagem para a próxima aula.

Aula 03 (24/10/13 - 12h às 15h)
Produção – Luz, câmera, ação!
- As aulas expositivas sobre: preparação de elenco, direção de atores, formatos do filme e como operar uma câmera. Os alunos começam a aplicar os conteúdos, gravando as cenas do curta metragem escritas e debatidas nas aulas anteriores.

Aula 04 (31/10/13 - 12h às 15h)
Pós-produção – Etapas finais
- Aula sobre edição, trilha sonora e finalização do filme. Após isso, os alunos irão começar a editar o próprio material.

Aula 05 (07/11/13 - 12h às 15h)
Conclusão do projeto – O que fazer depois que o filme estiver pronto ? -
No ultimo dia, os trabalhos serão exibidos e comentados com toda a turma, logo em seguida, será explicado sobre o papel do produtor e o funcionamento do mercado de distribuição e dos festivais de cinema.

Oficina de Iniciação a produção audiovisual
Datas:
 10, 17, 24 e 31 de outubro e 07 de novembro