Mercado pernambucano precisa de Designer de Moda

Design de Moda
janeiro. 31, 2013

A moda tem sido um grande negócio para Pernambuco, seja do ponto de vista econômico ou mercadológico, refletindo vários aspectos culturais e comportamentais. Diante de um mercado em crescimento é necessário a formação de profissionais generalistas, com conhecimentos sólidos em todas as funções e com uma visão abrangente, voltada também para as áreas de fotografia, gestão, empreendedorismo e marketing. Confira a entrevista com a coordenadora do curso de Design de Moda da Barros Melo, Clarissa Sóter.

AESO- Como atua um designer de moda?

Clarissa Sóter- O profissional do setor pode criar a própria marca ou das empresas consolidadas.  Elabora produtos diversos como vestuário e acessórios. Presta também consultoria de imagem (stylist); desenvolve figurino para cinema, teatro, espetáculos de dança e artistas; é ainda  responsável pela logística de compras para lojas, entre outros.

AESO- O mercado oferece vagas para esse profissional?

Clarissa Sóter- Sim. Um exemplo disso é o Agreste pernambucano, um dos grandes exportadores de moda. Os jovens estilistas têm mostrado que a produção local vai além do fast fashion e das roupas com cara de artesanato. São produções contemporâneas, conceituais, cosmopolitas e antenadas com o mercado e riqueza cultural do Estado. Além disso, existe uma carência de profissionais que prestem consultoria para lojas de varejo, figurinista dentro da cena cultural e empresas que atuam na área de economia criativa.

AESO- E quais os requisitos que não podem faltar no designer de moda?

Clarissa Sóter- Olhar atento para as tendências de consumo, criatividade, boa capacidade de comunicação, conhecimento sobre as tecnologias de produção e uma boa formação acadêmica. Lembramos que para atuar nesta área não é preciso, obrigatoriamente, saber desenhar, mas ter essa habilidade é importante para atuar ao lado de grandes equipes de produção e confecção.

AESO- Qual o diferencial do curso de Design de Moda oferecido pela Barros Melo?

Clarissa Sóter- A graduação foi pensada para dar ao aluno bases sólidas em metodologia de design, técnicas de produção e capacidade crítica. A instituição oferece conhecimentos em todas as funções da moda e uma visão abrangente, voltada também para as áreas de fotografia, gestão, empreendedorismo e marketing.

AESO- E sobre a grade curricular?

Clarissa Sóter- Todas as disciplinas foram pensadas para dar o máximo de conhecimento teórico e prático para o aluno. Por exemplo, através das disciplinas  História do Design e História da Moda, desenvolvemos a pesquisa de referências estéticas. Em Representação Gráfica e Planejamento Visual objetivamos a capacitação do aluno para se comunicar através do desenho. Além disso, os discentes estudam Introdução ao Marketing e Empreendedorismo para entender o mercado e pensar sua própria marca de moda. Em Modelagem, Design e Tecnologia Têxtil, os estudantes aprendem a lidar com os processos de criação, desde a ideia até o produto final. Contamos também com disciplinas que abrem os caminhos alternativos à confecção, que são Projeto de Acessórios de Moda, Produção de Moda, Figurino e Cenografia, Consultoria de Estilo e Imagem.

Foto: Gregório Rosa