Novembro Azul
Novembro Azul
A obesidade pode ser um fator de risco
No mês de novembro, acende-se mais um alerta importante para a prevenção do câncer. Desta vez, o de próstata, um dos tipos mais comuns a acometer homens no mundo inteiro.
Visando a prevenção e diagnóstico precoce, o Novembro Azul é focado na conscientização para romper tabus referentes ao toque retal e exame PSA e informar sobre os cuidados prévios que devem ser tomados.
Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer, a cada 38 minutos, um homem morre por causa do câncer de próstata.
Os homens possuem resistência em buscar auxílio médico. Quando se trata do urologista, a situação fica ainda mais perigosa, pois a consulta periódica, somada aos exames, são essenciais para a detecção precoce.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados apenas por mudanças sentidas durante o toque retal.
A próstata é uma glândula exclusiva do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é a nutrição do espermatozoide.
O câncer de próstata não apresenta sintomas nos primeiros estágios, o que torna mais importante o exame periódico.
Nas fases mais avançadas, pode causar: vontade de urinar constantemente, dores ao urinar, sangue na urina e dor nos ossos.