Durante o mês de novembro, o curta-metragem “O Jumento Santo e A Cidade Que Se Acabou Antes de Começar”, produzida pelo Estúdio de Animação Barros Melo, participou da ALCINE – Festival de Cinema de Alcalá de Henares. O convite surgiu a partir da coordenação do festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que apoiou a realização do evento “48 horas Brasil”, dentro da programação do evento.
Em cada edição do ALCINE são realizadas sessões especiais dedicadas à cinematografia de um país estrangeiro. Em 2005 o Chile foi o país escolhido, em 2006 Portugal e na edição de 2007 a Irlanda. Na 38ª edição a secção vai ser ampliada: ALCINE vai dedicar 48 horas à cultura brasileira. No decurso de ’48 horas Brasil’ foram apresentados seis ciclos de curtas-metragens, uma longa-metragem, concertos, e festas brasileiras.
O festival aconteceu entre os dias 7 e 15 de Novembro, na Plaze Del Empezinado, em Madrid. As seções mais importantes do festival são: competição de curta-metragens nacional, competição de curta-metragem européia e mostra cinematográfica de um país (diferente em cada edição). O festival ainda conta com um pequeno mercado latino-americano que pretende se tornar um importante canal para privilegiar a cinematografia desses países na Europa.
voltar