AESO-Barros Melo/Divulgação

O papel da mídia independente e a participação popular no debate público são temas de palestra

Curso de Jornalismo - Olinda
outubro. 13, 2017

O evento é em comemoração ao Dia Nacional pela Democratização da Comunicação

O Dia Nacional pela Democratização da Comunicação é comemorado em 18 de outubro. A data é uma marca para que se busque inclusão e diversidade de vozes e temas nos veículos de comunicação brasileiros. Neste cenário, uma das principais mudanças tem sido o surgimento de mídias independentes de jornalismo. São canais que não estão sob o controle de grandes grupos de comunicação e também não possuem compromissos com anunciantes, políticos ou instituições governamentais. Os veículos alternativos têm como objetivo promover pautas e temáticas, por vezes, ignoradas ou pouco exploradas, permitindo a inclusão no debate e na esfera pública. Jornalistas Livres, Agência Pública, Ponte e Mídia Ninja são alguns exemplos dessas agências e iniciativas.

Em sintonia com esta discussão mundial, a AESO-Barros Melo recebe a jornalista e pesquisadora Mariana Reis, que desenvolve, no doutorado, trabalho sobre Jornalismo Independente. A palestra acontece no dia 19 de outubro, às 9h30, no Cineteatro da instituição. “A ideia é discutir com os estudantes este cenário de comunicação independente e de que maneira eles podem representar um jornalismo e uma mídia mais inclusiva”, explica Rodrigo Martins, coordenador do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO).

Durante o evento, estudantes do curso de Jornalismo apresentam os trabalhos desenvolvidos na atividade interdisciplinar, o Interjornalismo. Sob a orientação dos professores de cada área, os alunos do 6º período assumiram o posto de monitores dos grupos que produziram conteúdos com o tema: Inclusão. As pautas envolvem abordagens atuais como o reconhecimento dos nomes sociais em instituições de ensino superior, legendas e audiodescrições no cinema e novas formas de acesso a conteúdos educacionais por pessoas com deficiência.

Saiba mais sobre Mariana Reis
Mariana Reis é jornalista com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. Desenvolve pesquisa de doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCom UFPE), sobre Jornalismo Independente. Mariana é, também, integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Linguagem (UFPE/CNPq) e atua nas áreas de estudos culturais, comunicação pública, políticas públicas, sociologia da comunicação, linguagem jornalística e audiovisual.

Palestra “Jornalismo Independente e Inclusão” com Mariana Reis
Quando: Quinta-feira, 19 de outubro
Horário: 9h30 às 11h30
Onde: Cineteatro - Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) - Av. Transamazônica, 405, Jardim Brasil II, Olinda/PE