A VII Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde – COMSAÚDE foi encerrada na noite de ontem, em sessão solene, no auditório da AESO.
A solenidade foi aberta pela professora Ivânia Maria de Barros Melo Dias, diretora da AESO, que agradeceu à participação dos pesquisadores e profissionais na Conferência e ressaltou a importância de parcerias entre as escolas de comunicação. Em seguida, o professor Isaac Epstein, cátedra Unesco/UMESP, fez a palestra de encerramento.
Epstein tratou do tema “Transgênicos e segurança alimentar” e ressaltou a diferença entre o tempo dos pesquisadores, que definiu como homens de pensamento, e o tempo dos jornalistas, homens de ação, na divulgação do conhecimento científico. Para o professor, o que está em jogo no debate sobre os transgênicos é a disputa entre interesses econômicos diversos, que podem interferir na legitimidade das decisões políticas sobre a produção e consumo de alimentos transgênicos. Isaac Epstein ressaltou ainda o descompasso entre o avanço da tecnologia e os valores morais e éticos da sociedade.
O último dia de trabalhos da COMSAÚDE 2004 também foi marcado pela sessão plenária – em que os coordenadores dos GTs fizeram um balanço dos trabalhos apresentados – e pela discussão – aberta aos participantes da Conferência – de um novo direcionamento para a próxima COMSAÚDE, que deve acontecer em outubro de 2005 na UNISINOS, em São Leopoldo/RS, e deve ter como tema “Mídia, Saúde e Trabalho”.
voltar