Professor da Aeso lança livro na Bienal

Rádio, TV e Internet
outubro. 07, 2013

O livro é resultado da dissertação desenvolvida durante o mestrado no curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

O professor da Aeso-Barros Melo, Marcelo Costa, lança hoje (07) às 18h, o livro: O Espiral e o quadrado: a arte e a ética do tempo perdido, na IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.  Selecionado pelo edital de publicação de teses e dissertações da UFPE 2013, o livro é resultado da dissertação desenvolvida durante o mestrado no curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa é voltada para uma reflexão ética e estética sobre o tempo e a memória a partir do conceito de tempo perdido, desenvolvido por Proust, e problematizado no contexto do cinema contemporâneo.

O Espiral e o quadrado – a arte e a ética do tempo perdido

Diante da centralidade do tempo nas discussões estéticas, o presente trabalho propõe uma investigação sobre as implicações éticas e filosóficas de uma arte voltada para o tempo. A partir da extensão do conceito de tempo perdido, evocado na obra de Proust e aplicado ao cinema de Tarkovski, Marcelo Costa retoma uma dimensão estética e política do tempo e da memória através de autores - Benjamin, Bergson e Deleuze revelam-se importantes, assim como as contribuições de Agamben e Didi-Huberman - e expressões do cinema contemporâneo que remarcam essa posição.

Para empreender seu percurso reflexivo, o autor se vale de um dispositivo poético, apropriado da literatura de Osman Lins: o espiral e o quadrado. Uma geometria que oferece a uma só vez a imagem do curso inapreensível do pensamento e do tempo - enquanto experiência sensível e interiorizada - e a necessidade em acomodá-los numa figura fixa e espacialmente delimitada. Um movimento capaz de tragar ou lançar ao longe temas e conceitos com igual força e imprevisão. Jamais no intuito de apresentar pontos de chegada, mas apenas para percorrer os meandros do passado-presente, da memória-esquecimento, do instante que dura, daquilo que não se fecha em si.

Marcelo Costa é Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha de Mídia e Estética. Atua como roteirista, diretor e crítico cinematográfico. Atualmente cursa o Doutorado em Comunicação pela UFPE, onde também leciona, e é professor de Comunicação e Artes visuais na AESO - Faculdades Integradas Barros Melo.

SERVIÇO:
Lançamento do livro "O Espiral e o quadrado: a arte e a ética do tempo perdido."
Local: Stand da Edufpe na IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções - Olinda;
Data: 07 de outubro
Horário: 18h.