Professora Nataly Queiroz lança publicação sobre a cobertura jornalística do vazamento de petróleo no litoral nordestino

Curso de Jornalismo - Olinda
junho. 03, 2020

A docente da UNIAESO integra o coletivo Intervozes

Neste 5 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lança a publicação “Vozes Silenciadas: a cobertura do vazamento de petróleo no litoral”, que analisa a abordagem dos principais veículos de comunicação no Brasil sobre o maior desastre por derramamento de petróleo cru do Oceano Atlântico Sul. O último balanço feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de 20 de março deste ano, revela que 1.009 localidades, de 11 estados e 130 municípios brasileiros, foram afetadas.

A pesquisa foi desenvolvida e organizada pela coordenadora do curso de Jornalismo da UNIAESO, Nataly Queiroz,  em parceria com os colegas Iara Moura, Patrícia Paixão e Paulo Victor Melo. Para marcar o lançamento da publicação, haverá uma live, no canal do Intervozes no Youtube, na sexta-feira (5), às 19h. A conversa conta com a participação de Eleonice Sacramento, do Movimento Nacional de Pescadoras e Marisqueiras; Raíssa Ebrahim, repórter do Marco Zero Conteúdo; e de Sonia Aguiar, professora de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe.

Dados levantados pelo Intervozes mostram que, além do atraso de quase um mês na divulgação dos fatos pela mídia, seja nos veículos de alcance nacional ou nos de alcance regional, em média, 60% das vozes ouvidas foram de autoridades públicas e apenas 5% ,aproximadamente , representavam os povos e comunidades tradicionais diretamente afetados.

O estudo investigou a cobertura de sete veículos de comunicação impressa, três jornais televisivos e uma mídia pública, são eles: O Globo (RJ), Folha de S. Paulo (SP), O Estado de S. Paulo (SP), A Tarde (BA), Jornal do Commercio (PE), O Estado do Maranhão (MA), Diário do Nordeste (CE), Jornal Nacional, SBT Brasil, Jornal da Record e Agência Brasil. No total, 350 conteúdos analisados.

O material estará disponível para download, após o lançamento, no site do Intervozes: www.intervozes.org.br.

SOBRE O PROJETO

O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social é uma organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil. O coletivo é formado por ativistas e profissionais com formação e atuação nas áreas de comunicação social, direito, arquitetura, artes e outras, distribuídos em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. Cada associada e associado do Intervozes é, ao mesmo tempo, promotor(a) de ações locais e colaborador(a) na formulação e realização de estratégias nacionais adotadas pelo coletivo.

Jornalismo - comunicação -