Professores e alunos da AESO participam do projeto “Salvaguarda do Maracatu Nação Leão Coroado”

Curso de Fotografia
março. 28, 2018

Livro e documentário foram dirigidos e finalizados por Mateus Sá e Adriano Leão

“A minha evolução é retroativa. Quanto mais eu chegar perto das minhas origens, mais vou evoluir”. Foi essa frase, de autoria do Mestre Afonso, do Maracatu Leão Coroado, que conduziu o roteiro do documentário que faz parte do projeto “Salvaguarda do Maracatu Nação Leão Coroado - 150 anos de história, cultura e tradição”. O trabalho, que conta com a participação dos professores da AESO-Barros Melo, Mateus Sá e Adriano Leão, além de alunos do curso de Produção Fonográfica da IES, será lançado no próximo dia 3 de abril, a partir das 15h, o Centro Cultural dos Correios, no Recife.

Em seus quase dois séculos de história, o Maracatu Leão Coroado nunca se preocupou em documentar suas apresentações, ensaios, oficinas e palestras. Observando esse fato, o projeto reuniu momentos, que estavam apenas na memória de quem os vivenciou, e montou um documentário, um livro e um CD mostrando as apresentações e também os bastidores do Maracatu. O material mergulha no cotidiano, na intimidade e na preparação para as apresentações, chegando cada vez mais às raízes e trazendo a presença do Mestre que comandou o Maracatu Leão Coroado por 40 anos, Luiz de França, falecido em 1997.

A produção audiovisual promove um diálogo imaginário entre os Mestres Afonso Aguiar e Luís de França, fazendo uma verdadeira viagem entre memória e atualidade de uma das mais emblemáticas nações do Brasil. O professor Adriano Leão e os estudantes do 5º período do curso de Produção Fonográfica da AESO realizaram a mixagem de som do documentário: “Parte da finalização do som da produção foi realizada no estúdio da AESO durante o período de duas semanas. A ideia era viabilizar que os alunos participassem de um trabalho real”.

Participando como fotógrafo e editor das imagens que estão no livro do projeto, elaborado em parceria com o Instituto de Cooperação Econômica Internacional e com o apoio de uma equipe de pesquisadores, o professor do curso de Fotografia da AESO-Barros Melo, Mateus Sá, ressalta que “a obra traz pesquisas teóricas sobre o maracatu a partir de várias perspectivas, que vai desde a parte musical, até a antropológica”, e comenta: “eu fui o autor de alguns dos registros fotográficos mostrados no livro, como também o editor das imagens publicadas”.

O LEÃO COROADO – Quando o batuque dos tambores do Maracatu Nação Leão Coroado ecoa pelas ladeiras de Olinda ou ruas e vielas do Recife, o senso de reverência e respeito se estabelece: o maracatu mais antigo de Pernambuco, com atividades ininterruptas há 154 anos, está tocando. Organizado e conduzido por Mestre Afonso Aguiar há 20 anos, o Leão Coroado chegou às mãos de Afonso por meio de Mestre Luiz de França (1901-1997), babalorixá e membro da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos de Santo Antônio e da Irmandade de São Benedito da Igreja de São Gonçalo da Boa Vista, que regeu o Leão durante 40 anos. Mas,  registros históricos de 8 de dezembro de 1863 dão conta de que o Maracatu Nação Leão Coroado foi fundado nessa época.

Hoje, o Leão é considerado símbolo de Resistência Negra e é reconhecido como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco (2006), por meio da Lei nº 12.196/2002. Em dezembro de 2014, o Maracatu foi oficialmente inserido no Registro Nacional dos Bens do Patrimônio Imaterial Brasileiro como manifestação cultural, política pública voltada para o reconhecimento, a catalogação e a preservação das manifestações, rituais e expressões culturais como partes da identidade cultural brasileira.

- 15h - Abertura

- 15h30 às 16h30 - Palestra e mesa de diálogo, com Paola Verri de Santana (pesquisadora da UFAM), Mestre Afonso Gomes de Aguiar (presidente do Maracatu Leão Coroado), Cecília Canuto (pesquisadora e representante da Confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Olinda) e Julia Cunha (Setor de Patrimônio Imaterial do Iphan-PE).
Moderador: Diego Di Niglio, presidente do ICEI-Brasil.

- 17h - Exibição de documentário “A Coroa do Leão”, de Mateus Sá e Diego Di Niglio (40 min.). Classificação indicativa: livre.

- 18h às 20h - Apresentação dos produtos realizados no marco do projeto de Salvaguarda*, a cargo do Mestre Afonso, Isabelle Câmara (coordenadora editorial do livro), Climério de Oliveira (diretor musical do CD), Mateus Sá (codiretor do documentário “A Coroa do Leão”) e Lía Miceli López Lecube (ICEI-Brasil). Participação de representantes da Secretaria de Cultura do Governo de PE, FUNDARPE, do IPHAN, das Prefeituras de Olinda e do Recife, da FUNDAJ e do MAB (*Na ocasião, os produtos serão distribuídos gratuitamente).

Lançamento do projeto “Salvaguarda do Maracatu Nação Leão Coroado”.

Quando: Dia 3 de abril de 2018, das 15h às 20h, no auditório do Centro Cultural os Correios (1° andar - Avenida Marques de Olinda, 262, Bairro do Recife).

Aberto ao público.

Mais informações: (81) 98822.1263 /  leaocoroado@hotmail.com

aeso - livro - barrosmelo - documentário - Produção Fonográfica - fotografia - maracatu -