AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Foto: Renata Siqueira.

#repercuteAESO: Lorena Calábria lança livro sobre os 25 anos do álbum “Da Lama ao Caos”, de Chico Science e Nação Zumbi, na AESO-Barros Melo


Jornalismo
setembro. 30, 2019

*Por Joily de Souza

As Faculdades Integradas Barros Melo(AESO) receberam, dia 18 de setembro, a jornalista e escritora, Lorena Calábria, para um bate-papo sobre música e cultura. O evento, que aconteceu no Cineteatro da instituição, marcou o lançamento do livro “Chico Science & Nação Zumbi - Da Lama ao Caos”. A obra conta a história do disco de estreia de Chico Science & Nação Zumbi, que está completando 25 anos, e faz parte da coleção “O Livro do Disco”, projeto internacional sobre álbuns marcantes, lançado no Brasil pela Editora Cobogó. 

Durante a palestra, Lorena contou sobre o processo de criação da obra, momentos marcantes da vida de Chico Science, além do contato que ela teve com o cantor ainda em vida. Através da narrativa, ela constrói um paralelo do cenário atual da sociedade com a vida de Chico. Para a autora, o movimento Manguebeat surgiu de forma espontânea, mas só teve continuidade, porque foi bem arquitetado e pessoas abraçaram esse marco de contracultura.

O professor e coordenador do curso de produção fonográfica, Ricardo Maia, mediou o encontro entre a convidada e os cursos de Jornalismo, Cinema e Audiovisual, Produção Fonográfica e Publicidade e Propaganda. “Além da oportunidade de Lorena estar aqui conversando com a gente, é muito significante lançar o livro na cidade onde a banda surgiu, onde foram criadas as conexões entre Chico Science e Nação Zumbi”,  comentou o docente.

Para o aluno do 4º período do curso de Produção Fonográfica, Luan Albuquerque, a palestra  serviu para conhecer mais sobre o movimento e o artista Chico Science. “Sou fã do Manguebeat, do disco Da Lama ao Caos, e achei massa a iniciativa de escreverem um livro sobre o disco, que considero tão importante para a minha formação musical”, reitera.

SOBRE O DISCO

Gravado em 1993, “ Da Lama ao Caos” foi lançado ,no ano seguinte, e causou indiferença no mercado da música, por ser bem diferente das composições que eram comuns naquela época. A mistura multicultural ficou conhecida como Manguebeat, rompendo os limites nacionais, tomando conta do cenário internacional. 

CURIOSIDADES

1- “A praieira” , em Tropicaliente (1994 - TV Globo)
2- “ Banditismo por uma questão de classe” , em O Rebu (2014 - TV Globo)
3- “ A Cidade” , em Justiça (2016 - TV Globo)
 
*Texto colaborativo do Laboratório de Jornalismo da FIBAM.

estágio - evento - repercurteaeso - colaboração -

voltar