Seminário Mídia e Direito

novembro. 05, 2014

São quatro dias de discussões sobre as relações entre mídia e direito

Com o objetivo de discutir questões como direitos autorais e a exploração do crime pela mídia, as Faculdades Integradas Barros Melo promovem, em parceria com os cursos de Direito e Rádio, TV e Internet (RTVI) da instituição, o seminário Mídia e Direitos. O evento acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, a partir das 8h, no Auditório da faculdade. Inscreva-se já.

Dividida em duas etapas, a atividade interdisciplinar conta, inicialmente, com espaço para elaboração de conteúdos audiovisuais pelos estudantes sob orientação de professores. Está prevista a produção de vídeos e pesquisas com comentários e questionamentos da comunidade acadêmica acerca dos temas que devem ser abordados no último dia de encontro.

As discussões contam com a participação de docentes da casa e ocorrem em três mesas de debates: “Direitos autorais - músicas, direitos de imagens, conteúdos audiovisuais”, “Exploração do crime na mídia e direitos humanos” e “Mídia e religião”. Como base para esses momentos, os trabalhos produzidos pelos alunos podem apresentar questões relacionadas à autoria, à violação dos direitos humanos e religiosidade na mídia.

Cronograma:

Mesa 1 - Direitos autorais - músicas, direitos de imagens, conteúdos audiovisuais
Professores: Felipe Falcão, Ricardo Maia, Helder Vieira, Alexandre Saldanha
FALA-POVO: produtores comentam
FALA-POVO: professores e alunos do curso de Direito comentam
FALA-POVO: pessoas perguntam

Mesa 2 - Exploração do crime na mídia e direitos humanos
Professores: Sandra Lima, Monica Fontana, Gustavo Almeida, Daniel Meirinho
Produções dos alunos:
PESQUISA AUDIOVISUAL: neste produto, os alunos devem fazer pesquisa de programas que retratem a exploração do crime na mídia e como os direitos humanos são violados na produção desse conteúdo.
FALA-POVO: perguntas aos Debatedores
FALA-POVO: comentários da comunidade acadêmica

Mesa 3 - Mídia e religião
Professores: Valdir Oliveira, Rodrigo Martins e Diego Carreiro
Produções dos alunos:
PESQUISA AUDIOVISUAL: neste produto, os alunos devem fazer pesquisa e edição de conteúdos religiosos(em formato de pequenos programetes) veiculados pela mídia, e que tentam de alguma maneira manipular o espectador.
FALA-POVO: perguntas
FALA-POVO: comentários

Serviço:

“Seminário Mídia e Direito”

Dias: 11, 12, 13 e 14 de novembro

Local: Auditório (térreo)