UNIAESO promove evento em prol da Semana da Consciência Negra

novembro. 16, 2020

Serão dois dias de palestras em torno da arte, comunicação e empoderamento

Vinte de novembro marca o Dia Nacional da Consciência Negra, no Brasil. Neste contexto, o Centro Universitário AESO-Barros Melo (AESO) integra ao calendário de eventos a Semana da Consciência Negra: arte, comunicação e empoderamento, a fim de promover debates que elucidem dúvidas e deem visibilidade a temas e ações de enfrentamento ao racismo estrutural.

Nesta edição, marcada para acontecer dias 17 e 18 de novembro, a partir das 19h, os convidados, Lenne Ferreira, Larissa Santiago e Ângelo Fábio, apresentarão experiências de apropriação das artes, da comunicação e das tecnologias para promoverem o empoderamento étnico-racial, reconfigurando a internet, o mundo do trabalho e as experiências de produção artística/comunicacional em prol da construção de um mundo mais justo e sem preconceito. Acesso gratuito via Google Meet: meet.google.com/gyp-vqsr-hwu.

Confira a programação:

Terça-feira (17/11)
19h - Boas-vindas: apresentação das expositoras, mediada pela professora Nataly Queiroz
19h15 - Exposição de Larissa Santiago
19h35 - Exposição de Lenne Ferreira
20h - Roda de debate com participantes
20h50 - Encerramento

Quarta-feira (18/11)
19h - Boas-vindas
19h15 - Exposição de Ângelo Fábio
19h45 - Roda de debate com participantes
20h50 - Encerramento

SOBRE OS CONVIDADOS

Ângelo Fábio é artista interdisciplinar e trabalha com o cruzamento das linguagens cênicas. Fundador do Pós–Traumático, Casa Pós, Hemisférios Itinerantes (AR/BR) e Caosmo Cia. Experimental. Estudou jornalismo de investigação na Universidade Popular Madres de la Plaza de Mayo e Licenciatura Direção Cênica na Universidad Nacional de Artes - UNA, Argentina entre os anos de 2008 e 2012. É idealizador do SobreVentos Festival em fase pré-produção; Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe 2017/2020; Idealizador e produtor do livro Bianor – Trajetórias e Memórias; Co-idealizador da Periférica - Mostra de Cinema de Camaragibe; Nosso SPA das Artes de Cada Dia (encontro de artes visuais 2015/2016); Cineclube Universo Paralelo, e já foi diretor do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro em Camaragibe (2017/2018). Como performer e ator, integrou diversas companhias artísticas no Brasil e outros países. Atualmente, Ângelo produz e dirige a montagem cênico performática OTELO PERIFÉRICO. Uma ópera rock? experimento cênico em 3 atos.

Larissa Santiago é formada em Comunicação Social, com especialização em Publicidade e Propaganda. Coordenadora das Blogueiras Negras e compõe a Rede de Ciberativistas Negras, a Organização #MeRepresenta e o projeto Enegrecer a Política.

Lenne Ferreira é jornalista e produtora cultural, fundadora do coletivo de jornalismo independente Afoitas, formado por comunicadoras negras. É co-fundadora da Aqualtune Produções, que viabiliza e projeta o trabalho de artistas periféricas, especialmente mulheres negras. Já atuou no jornal Diario de Pernambuco como repórter da Revista Aurora, cadernos Viver e Cotidiano. Atualmente, é colaboradora do Alma Preta Jornalismo (SP).

evento - responsabilidade social - consciêncianegra -