Clipagens

Animage adia inscrições e realiza oficinas

O I Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco (Animage) prorrogou as inscrições de filmes para a mostra competitiva. Até o dia 31 de outubro, curtas e longas-metragens realizados a partir de 2006 poderão ser inscritos gratuitamente pelo site www.animagefestival.com. As duas melhores animações de curta-metragem (adulto e infantil) receberão um prêmio em dinheiro de R$ 2 mil. Já a melhor de longa-metragem receberá R$ 3 mil. O resultado da seleção será divulgado no dia 3 de novembro. Criado para estimular o crescimento do segmento e atender à demanda de exibição da produção local, que almeja transformar Recife em um pólo de animação, o Animage irá promover duas mostras e seis oficinas gratuitas. A mostra competitiva será no Cinema da Fundação, entre os dias 25 e 29 de novembro, e a não-competitiva será no Sítio da Trindade, no dia 28 de novembro. A premiação e a exibição dos produtos das oficinas acontecerão na Fundação, no dia 30. As oficinas de Animação Experimental, Tradicional, Toon Boom, 3D, Stop Motion e Introdução em Jogos estão com inscrições abertas, também através do site do festival. As aulas serão de 24 a 28 de novembro, na Fundaj, Sítio da Trindade e AESO. Cada oficina terá a duração de oito horas diárias, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e qualquer pessoa a partir de 15 anos pode se inscrever. Cada oficina terá uma turma destinada a alunos de escolas públicas e outra voltada para o público em geral, totalizando 235 vagas. As aulas de Stop Motion serão ministradas por Samuel Arruda Guimarães, o Muca, profissional com 20 anos de carreira que já fez trabalhos com bonecos de massa de modelar para fotografias, impressos, outdoors e televisão. A oficina de Animação Experimental será oferecida por Maurício Martins Nunes, ilustrador e animador que já participou de diversos trabalhos de animação publicitária em 2D. Já o curso de Toon Boom será ministrado por William Paiva, que integra o Estúdio de Animação Barros Melo e vai trabalhar com o programa canadense usado nos maiores estúdios de cinema e TV do mundo. As aulas de Introdução a Jogos serão dadas por Diego de Camargo, diretor de criação do Meantime, empresa que cria jogos e aplicativos. Já as de Animação Tradicional, feita através de desenhos a mão, serão com Márcio Gonçalves, que trabalhou em premiados curtas locais e com vinhetas comerciais. Por fim, a oficina de Animação 3D será ministrada por Eduardo Fernandes, designer gráfico e professor de Cinema de Animação na Aeso. O festival é uma realização da Rec-Beat Produções Artísticas e da Fundação Joaquim Nabuco, com o patrocínio da Fundarpe, Fundação de Cultura da Cidade do Recife e apoio da AESO. (M.T.)