Clipagens

Data Magna de Pernambuco: confira o que abre e o que fecha no feriado, no Grande Recife

Data presta homenagem à Revolução Pernambucana de 1817, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.
Comércio e instituições públicas do Grande Recife alteraram os horários de funcionamento pelo feriado estadual da Data Magna de Pernambuco, na sexta-feira (6). As agências bancárias, por exemplo, não abrem e a Justiça funciona em esquema de plantão.

Data Magna de Pernambuco: entenda por que 6 de março é feriado
O feriado presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana de 1817, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial. Confira o que abre e o que fecha:

Comércio
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife, na sexta-feira (6), as lojas trabalham em horário facultativo no Centro e nos bairros, podendo abrir das 9h às 17h.

Shopping Recife, localizado em Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana — Foto: Marina Meireles/G1Shopping Recife, localizado em Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana — Foto: Marina Meireles/G1

Shoppings
Plaza Shopping - abre das 12h às 21h. O Hope, a unidade do Detran e a agência da Caixa ficam fechados. O cinema abre conforme o horário da sua programação.
Shopping Recife - lojas e praça de alimentação funcionam das 12h às 21h.
RioMar Shopping - lojas e quiosques abrem das 12h às 21h. A praça de alimentação e os restaurantes abrem das 11h30 às 21h. Os estabelecimentos do Espaço Gourmet também abrem às 11h30. As áreas de lazer têm horário especial: Rede Divertida, Oficina de Slime e Magic Games, das 12h às 21h; Game Station, Game Box e Boliche, das 12h às 23h; e o Cinemark Recife, das 12h até a última sessão.
Shopping Guararapes - não tem alteração de horário e abre normalmente, das 9h às 22h..
Shopping Tacaruna - lojas âncoras e megalojas funcionam das 9h às 21h. As lojas satélites, quiosques e praças de alimentação, lazer e serviços operam das 12h às 21h.
Boa Vista - Lojas e a praça de alimentação abrem das 10h às 19h, já o Game Station fica aberto das 10h às 21h. A loteria fica fechada e cinema mantém a grade de programação normal.
Paulista North Way - abre das 12h às 21h e o cinema segue programação normal.
Patteo Olinda Shopping - funciona das 12h às 21h para todas as operações de compras, alimentação e lazer. Serviços, Cinépolis e Smart Fit funcionam conforme programação própria.
Camará Shopping - As lojas funcionam das 13h às 21h. A praça de alimentação e o parque atendem o público das 12h às 22h. O cartório fica aberto das 8h às 17h e a lotérica permanece fechada durante todo o dia. O cinema segue sua programação normal.
Costa Dourada - Abre em horário normal: das 10h às 22h. O cinema segue a programação normal.
Patteo Olinda Shopping fica no bairro de Casa Caiada — Foto: Marlon Costa/Pernambuco PressPatteo Olinda Shopping fica no bairro de Casa Caiada — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

TJPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funciona em regime de plantão judiciário na sexta-feira (6). Apenas as demandas urgentes de caráter cível e criminal, como habeas corpus, comunicação de flagrante, pedido de liberdade provisória, mandado de segurança e medidas cautelares serão atendidas neste dia.

No Recife, o plantão de 1º grau acontece no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, no Centro da cidade. No restante do estado, os plantões de 1º grau acontecem em 14 unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do interior.

Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, localizado na Ilha de Joana Bezerra — Foto: Reprodução/TV GloboFórum Desembargador Rodolfo Aureliano, localizado na Ilha de Joana Bezerra — Foto: Reprodução/TV Globo

O horário de atendimento ao público é das 13h às 17h. As unidades da Região Metropolitana e do interior que atendem os municípios circunvizinhos são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra talhada, Ouricuri e Petrolina.

O plantão do 2º grau é realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, no Centro da cidade. O horário de atendimento também é das 13h às 17h.

MPPE
Sede do Ministério Público de Pernambuco no Recife — Foto: Reprodução/Google Street ViewSede do Ministério Público de Pernambuco no Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

Na sexta-feira (6), o Ministério Público de Pernambuco funciona em regime de plantão. A folga é estendida para o sábado (7) e domingo (8).

No Recife, o atendimento ao público ocorre nas sedes das Promotorias de Justiça da Capital (plantão criminal), na avenida Visconde de Suassuna, nº 99, no bairro de Santo Amaro, no Centro da cidade. Nas Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude (plantão da Infância e Juventude), na Rua João Fernandes Vieira, n° 405, na Boa Vista, na mesma região.

Nas demais cidades, o atendimento é realizado nos municípios-sede das 14 circunscrições ministeriais.

Detran
Na sexta-feira (6), o Detran não funciona na sede, nos shoppings e expressos. No sábado (7), continua fechado na sede e funciona normalmente nos shoppings e expressos.

Educação
No feriado estadual, escolas públicas e privadas não abrem as portas. Confira como fica o funcionamento das unidades de ensino superior:

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - não tem expediente administrativo e acadêmico, mantendo apenas serviços essenciais, como o Hospital das Clínicas.
Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) - não funciona na sexta-feira (6), mas tem expediente normal no sábado (7).
Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) - não funciona na sexta-feira (6), mas tem expediente normal no sábado (7).