Clipagens

Eduardo Brandão em diálogo com o Recife

Um dos nomes por trás da atuação da Galeria Vermelho (SP), espaço de arte contemporânea de respaldo nacional, Eduardo Brandão está no Recife para promover trocas na área de fotografia, com a qual mantém uma relação antiga. Curador, galerista, professor e fotógrafo, que trabalhou durante 13 anos como editor de fotografia e arte das revistas da Folha de S.Paulo, ele agora está à frente do projeto Portfólio Itinerante, do Itaú Cultural. É através da iniciativa que vai escolher dois trabalhos relacionados à imagem fotográfica para expor, em São Paulo, no segundo semestre: um do Recife e outro de Belém do Pará. Até sexta-feira, ele realiza na Fundação Joaquim Nabuco, ao lado dos inscritos, a leitura de 19 portfólios pré-selecionados na cidade – residentes de Alagoas e Paraíba também puderam se inscrever. “A escolha por Recife e Belém foi uma negociação com o Itaú, porque vejo como dois pólos de produção de imagem muito fortes no País”, justifica Brandão. Vale lembrar que Rodrigo Braga, também do Recife, já havia sido selecionado para participar do projeto em 2006. Segundo Brandão, os critérios de escolha para o Portfólio Itinerante não passam só pela subjetividade: “Primeiro tem que ser algum artista (ou grupo) jovem, que seja essa a primeira exposição individual dele”, diz. “É importante também perceber o quanto o sujeito consegue chegar perto da intenção dele na imagem que produz. Não é só a idéia.” Essa é a segunda vez que o curador vai escolher um trabalho para participar do Portfólio Itinerante. No ano passado, as seleções foram feitas a partir de convite que fez diretamente ao artista Daniel Santiago, parceiro durante muito tempo do pernambucano Paulo Bruscky, e a Cia. da Foto (SP). O coletivo paulista ocupa amanhã a galeria Vicente do Rego Monteiro, na Fundaj do Derby, com exposição de fotos vistas na sede do Itaú Cultural em 2007 (leia matéria ao lado). Já Santiago expõe em Belém do Pará. PALESTRA Além de participar do projeto Portfólio Itinerante, na Fundaj, Eduardo Brandão vai hoje à Aeso – Faculdades Integradas Barros Melo (Av. Transamazônica, 405, Jardim Brasil II, Olinda) para palestrar sobre as interfaces possíveis entre a fotografia e as artes plásticas na atualidade. A conversa começa às 11h30 e é aberta ao público.