Clipagens

Estudante é selecionado em festival francês

O estudante de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco, Thor de Moraes Neukranz terá seu documentário, Elos da matriarca (Bra, 2021) como um dos selecionados no Festival Brésil en Mouvements, que ocorrerá entre os dias 1º e 3 de outubro em Paris, no Cinéma Les Parnassiens.

A produção retrata a história da avó do jovem documentarista, a Senhora Luzinete (85), ao longo de 25 anos, por meio de arquivos que trilham um caminho de memórias de 1995 até os dias de hoje, durante a pandemia, quando a obra foi produzida.

Thor nasceu em 1991 no Recife e cresceu no bairro de Água Fria, região do subúrbio da capital pernambucana. Inicialmente, iniciou seus estudos em Engenharia Agrícola e Ambiental na Universidade Federal Rural de Pernambuco, quando, em 2014, passou a integrar o Coletivo Antiproibicionista de Pernambuco, grupo responsável pelo cineclube itinerante THCine.

A atuação junto ao Coletivo o levou a imergir cada vez mais no mundo do audiovisual. O jovem, além de realizar cursos diversos no ramo da produção audiovisual, era responsável pelas análises de documentários para a curadoria do cineclube. Todo o envolvimento e interesse na área, somado a vivência e consciência crítica sobre as pautas raciais e socioeconômicas, questões marcantes em sua vida, resultaram em mais um passo em sua trajetória: sua formação, no ano de 2016, como documentarista através da escola de cinema francesa Ateliers Varan.

No ano de 2017, Thor ingressou no curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo antes passado pela Uniaeso (Olinda), mesmo ano em que outro projeto seu, o documentário Dibuiar foi selecionado em festivais internacionais. Já agora em 2021, seu mais novo filme, Elos da matriarca, foi um dos selecionados para a 17ª edição do Festival Brésil en Mouvements, estando presente também, entre os dias 1 e 10 de novembro no First Nations Film and Video Festival, mostra que ocorre na cidade de Chicago (EUA) desde 1990.

O documentário faz parte do trabalho de conclusão de curso do cineasta que, para realização de seu desejo em estar presente na sessão e cerimônia em Paris, lançou uma campanha para financiamento coletivo, que pode ser acessada no seguinte link.