Recife sedia evento global de design neste fim de semana
No Global Service Jam, equipes criam e desenvolvem, em 48h, serviços inspiradas num tema surpresa compartilhado em todo o mundo. Ingressos esgotaram em uma semana
Recife entrou na rota do Global Service Jam  (planet.globalservicejam.org), evento mundial sem fins lucrativos  organizado por uma rede informal de interessados em design de serviços e  no imenso leque que se abre dentro desse universo. Num espírito de  experimentação, cooperação e competição amigável, 40 pessoas divididas  em equipes terão 48 horas para criar e desenvolver serviços inspiradas  num tema compartilhado em todo globo e que só é revelado no dia do  evento.
 
 Aqui será no Impact Hub, no Recife Antigo, de hoje a domingo. As  inscrições, ao custo de R$ 50, esgotaram em apenas uma semana, comemora  um dos organizadores, João Marcelo Ferraz, da Interaction Design  Association (IxDA) Recife. As jams em Madri e BSB (jams twins) estarão  conectadas à de Recife por teleconferência. Ainda em 2015, a turma quer  promover outras duas rodadas, de serviços públicos e de  sustentabilidade. Luiza Falcão, designer da Orbe Consultoria e  professora da Aeso, lembra que o evento não é restrito a designers. O  público-alvo é amplo: de advogados a empreendedores, passando por  artistas.
 
 O primeiro Global Service Jam aconteceu em 2011, com mais de 1,2 mil  participantes em 50 cidades. No Brasil, já acontece em São Paulo,  Curitiba e Belo Horizonte. João Pessoa e BSB também integram a lista  neste ano. O tema, por exemplo, já foi “super heróis” e, traduzindo-o  para as realidades de cada local, participantes criaram serviços desde  acessibilidade até realidade aumentada.
 
 A ideia, explica Rafaela Peruffo, sócia da Perestroika (escola de  atividades criativas), é também desconstuir o “pensamento industrial  mecanizado de reprodução, que não busca alternativas e tenta resolver  problemas pensando só na solução”.
 
 A base é o design thinking, que usa diversas metodologias para  entender problemas, compreendê-los sob outra perspectiva, elencar  possíveis soluções e testá-las com o usuário. Outro organizador na  capital, Cézar Cavalcanti, sócio da Orbe Consultoria, faz questão de  esclarecer: “Não estamos promovendo porque é legal e criativo.  Universidades e MBAs têm inserido o design em cursos de administração,  por exemplo”.
 
 Confira a programação completa:
 
 Sexta
 
 18:00 recepção dos participantes
 
 18:30 apresentação do evento
 
 19:00 workshop (+ break de 10 minutos)
 
 20:00 apresentação do desafio e debate
 
 20:30 warm up + formação de times
 
 21:00 brainstorming e preparação
 
 22:00 fechamento
 
 Sábado
 
 09:00 apresentação de ferramentas de pesquisa e ideação
 
 09:40 início de pesquisa e imersão
 
 12:00 pausa (almoço)*
 
 13:30 relatórios de Status de equipe ao seu facilitador