3ª Mostra Aeso de Audiovisual (MoAA) acontece neste mês de outubro

Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
outubro. 22, 2018

Evento será na CAIXA Cultural do Recife. Confira a programação

Com foco nos alunos do curso de Cinema e Audiovisual e também aqueles que se interessam pelo universo cinematográfico, a FIBAM oferece a 3ª Mostra AESO de Audiovisual. Esta é uma atividade prática que simula sessão de cinema pública e dá aos estudantes a oportunidade de terem o primeiro contato com a plateia assistindo produções feitas por eles. O evento acontece no auditório da Caixa Cultural, Bairro do Recife, dia 26 de outubro, a partir das 14h. Aberto ao público.

Na ocasião, serão exibidos curtas-metragens que foram produzidos pelos alunos da FIBAM. Ao todo serão mostrados 12 filmes inéditos, divididos em dois blocos, cada um com cerca de 40 minutos. Após as sessões, haverá debate com os professores da casa: Luiz Joaquim, Gabriela Alcântara, Luiz Otávio e Milena Travassos. A proposta é abrir espaço de diálogo crítico entre os alunos e demais presentes para discutir as próprias obras, com o retorno analítico dos docentes.

Na primeira edição do evento, em junho de 2017, foram exibidos 14 curtas-metragens inéditos. Um deles, “Grilhões”, de Edilene Lima, foi selecionado para um festival de cinema na República Tcheca. Já na segunda edição da MoAA, em dezembro de 2017, 13 filmes participaram e alguns foram projetados em festivais nacionais, entre eles: “Quanto Craude no meu Sovaco”, de Maria Eduarda Menezes, e “Zornit”, de Marcello Trigo.

Confira a programação completa da 3º MoAA:

14h20 - PROGRAMA 1 (duração total aproximada – 40’)

Chá, Livros e Algo Mais (5’)
Direção: Danilo Leal
Sinopse: Duas garotas vivem suas rotinas monótonas e decidem se
encontrar para viver.

Pisciano (3’)
Direção: Alexandre Pitanga
Sinopse: Todos sonham em encontrar o amor nos pequenos gestos do cotidiano, principalmente os piscianos, e tudo isso pode começar com uma simples
troca de olhar dentro de um ônibus.

Na Busca Pela Bandeira (7’)
Direção: Delles Sassi
Sinopse: Na Praça do Diário, localizada no centro frenético da capital pernambucana, Otacílio, mas conhecido como Galego, trabalha como fiteiro em um movimentado ponto de ônibus. Em meio a rotina de trabalho de Galego o documentário registra seu especial carinho pela coleção de moedas das Olimpíadas Rio 2016 e compartilha da sua busca pela moeda mais rara da coleção: a moeda quem contém a bandeira das Olimpíadas e que representa a passagem da competição em Londres 2012 para o Brasil em 2016.

Elipses (5’)
Direção: Felipe Berardo, Gleibson Silva, Heitor Garcia, Pedro Henrique Lima
Sinopse: "Elipses" é um documentário feito por quatro estudantes que decidiram falar, cada um de sua maneira, sobre suas conexões íntimas com o lugar onde moram e o distanciamento que ocorre em alguém que não conhece aquele mesmo local. Para isso, os quatro realizadores trocam de lugares entre si e filmam o outro, qual nunca tivera contato até então com a localidade registrada, enquanto narram suas próprias perspectivas.

Zé  (5’)
Direção: Severino Ramos
Sinopse : Um garoto aos 7 anos presencia a excursão dos seus pais pelo bandido mais perigoso dos anos 1980 em Recife, depois é jogado em um orfanato, ele jura vigar os pais, mas uma notícia em um jornal velho encontrado por ele ainda no orfanato anuncia que o Bandido teria sido morto em um tiroteio com a polícia, mesmo assim ao sair do abrigo ele se torna um justiceiro sanguinário.

Encarcerados (3’)
Direção: Antônio Burity
Sinopse: Um ensaio sobre nossa livre condição social por trás de grades.

Até o Fim (12’)
Direção: Igor Karlos
Sinopse: Às vezes para conhecer uma pessoa de verdade nós devemos ir até o fim.

15h10 – Debate com os professores Luiz Joaquim, Luiz Otávio Pereira e realizadores (duração - 25’)
15h35 - PROGRAMA 2 (duração total aproximada - 42’)

Ventura (13’)
Direção : Cacau Barros
Sinopse: Curta documentário sobre o que é felicidade e como encaramos ela na nossa vida.

Eu Continuo Dançando Sozinho (13’)
Direção: Alexandre Pitanga
Sinopse: Em uma noite solitária um jovem divide seu tempo buscando distrair-se do silêncio. A visita repentina de seu vizinho bate a porta como a solução para o fim de tal solidão, no entanto, como já dizia as filosóficas palavras de Arthur Schopenhauer “a solidão recaí como a sorte aos espíritos excepcionais”. E largar ou não tal sorte desventurada será a decisão que este jovem precisará tomar nesta melancólica noite.

Pigment (4’)
Direção: Pedro Henrique Lima
Sinopse: "Pigment" é um curta de ficção que aborda os vários traços da guerra por meio de referências surrealistas, com um maior foco nas obras de René Magritte, enquanto retrata a dualidade entre aqueles que participam ativamente das guerras e aqueles que comandam ao longe, em suas salas seguras.

AA- (10’)
Direção: Pedro Ferreira
Sinopse: A representação de um amor divino, paterno e jamais romântico, mundano e cruel. Um Querubim assiste cândido enquanto se dilacera não um, mas vários laços em apenas um ato, e nessa visão em vermelho revela a natureza bárbara de um homem inconsciente de seu autointitulamento.
Traços Rupestres (2’)
Direção: Gleibson Silva e Pedro Henrique Lima
Sinopse: Animação: "Traços Rupestres" é uma animação que traz um viés informativo sobre a produção artística na pré-história, evidenciando sua complexidade e importância e se baseando nas pesquisas mais recentes sobre a arte dessa época, por meio de uma representação que se utiliza de traços que buscam a similaridade com as obras rupestres.

16h25 – Debate com os professores Luiz Joaquim, Luiz Otávio Pereira e realizadores (duração – 25’)

SERVIÇO:
Onde: Auditório da Caixa Cultural (Rua Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife).
Quando: 26 de outubro de 2018 – a partir das 14h
Quanto: Entrada franca.