AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Foto: Marianne Daffne.

Aluna conta história e homenageia Música Entre Nós em documentário


Institucional
outubro. 31, 2018

Belle Ayres foi uma das idealizadoras do projeto e escolheu o tema para o trabalho de conclusão do curso de RTVI

Uma pausa em meio à agitação e rotina acadêmica, que possibilita aos estudantes abrirem os horizontes, conhecendo um gênero de música diferente ou mesmo interagindo e fazendo novos amigos. É assim que o Música Entre Nós, projeto idealizado pela aluna Belle Ayres, de Rádio, TV e Internet, em parceria com a professora Sandra Helena, se apresenta para a comunidade da AESO-Barros Melo.

Para Belle é até mais do que isso. Além de um momento de distração, a cantora de 25 anos viu no Música Entre Nós uma forma de aproximar as pessoas, estimulando alunos de diferentes cursos a se integrarem. “A faculdade tinha muitos grupos distintos. Quem era de Direito dificilmente se encontrava com o pessoal de artes e comunicação. E o MEN mudou um pouco isso; as pessoas começaram a interagir”, comenta.

Fundado em 2014, o Música Entre Nós já recebeu mais de 50 alunos com trabalhos ligados à área musical e artística no palco montado próximo à fonte da faculdade, às sextas-feiras. A princípio, os shows aconteciam também às quartas-feiras, mas, atualmente, está restrito ao último dia útil da semana. Todo semestre, a coordenação do projeto abre chamada de inscrição para estudantes interessados. Professores e coordenadores de cursos como Jornalismo e Produção Fonográfica, a exemplo de Rodrigo Martins e Ricardo Maia, também se envolvem com a organização dos eventos.

“O Projeto nasceu por uma iniciativa dos estudantes e professores que acreditaram que a música e outras manifestações culturais eram indispensáveis na formação de um indivíduo”, comenta Sandra Helena, coordenadora da atividade. Para ela, esses momentos complementam a formação dos universitários.  A participação no MEN conta como carga horária para os discentes.

Ao longo destes quatro anos, o Música Entre Nós cativou os estudantes, incentivando alguns a revelarem a veia artística e outros a usufruírem de momentos divertidos na faculdade. “No início, nós tocávamos nos corredores, durante o intervalo. A professora Sandra Helena, que gosta muito de música, sempre nos observava. Até que conversamos e decidimos realizar um projeto mais concreto, profissionalizando a história, e abrindo espaço para mais alunos fazerem parte”, comenta Belle.

O projeto virou documentário pelas mãos da estudante. O trabalho de conclusão de curso de Belle é sobre o Música Entre Nós. No filme ela relata a história da iniciativa, contada pelas vozes e professores e alunos que fizeram parte disso. O vídeo também mostra cenas de shows realizados na AESO-Barros Melo. “O meu TCC vai mostrar a história do Música Entre Nós e, também, como uma atividade prática e cultural pode integrar os alunos de diversas áreas em uma instituição”, descreve. “O MEN não é só música. Aqui já houve recital de poesia, cordel, apresentação de dança. E falando de música especificamente, tivemos exemplos de todos os tipos: eletrônica, música oriental, instrumental, etc,” finaliza.

No dia 23 de novembro, encerrando a programação deste semestre do MEN, Belle faz a última apresentação como aluna e exibe o documentário para quem estiver presente. 

documentário - música entre nós - TCC -

voltar