Aluno da AESO-Barros Melo faz sucesso na internet com webradio

Rádio, TV e Internet
janeiro. 13, 2017

Fundada em 2014, Coração de Mãe já recebeu participação musical de artistas da Argentina, Venezuela, República Dominicana e México

No dia 7 de setembro de 1922, centenário da independência do Brasil, nasce no país um veículo que mudaria a forma de comunicar: o rádio. O veículo teve um importante papel na construção social brasileira, pois era o meio que aproximava os políticos da população, “Voz do Brasil”, programa elaborado no mandato de Getulio Vargas que perpetuou até os dias atuais. Apesar da chegada da televisão, ainda hoje é um dos meios de comunicação mais utilizados. Um dos usuários é Xande Batista, aluno do curso de Rádio, TV e Internet das Faculdades Integradas Barros Melo, que além de ouvinte é também produtor de conteúdo. Instigado pela paixão radiofônica, criou a webradio católica Coração de Mãe, que já recebeu participação musical de artistas da Argentina, Venezuela, República Dominicana e México.

"Nunca desistir do seus sonhos" esta é a mensagem que Xande Batista exala. Apaixonado pelo rádio desde sua adolescência, ingressou no curso dos seus sonhos vinte anos depois. No terceiro período, após a cadeira de “Produção em Rádio”, o então estudante sentiu a necessidade de colocar em prática os aprendizados adquiridos na disciplina. Músico e amante da música católica, uniu na rádio as duas paixões.

Fundada em 2014, a rádio Coração de Mãe recebeu este nome após um momento de descontração entre colegas de turma. “A princípio meu maior desafio foi o medo do preconceito. Porque existem algumas pessoas que criticam a religião”, comenta Xande. Usando as objeções como combustível e com apoio de colegas e professores, o aluno conseguiu uma parceria com a Pascom (Pastoral da Comunicação) da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Boa Viagem. Ao entrar em contato com artistas locais para exibir suas canções na programação, foi surpreendido pela solicitação de artistas da Argentina, Venezuela, República Dominicana e México, para também disseminar suas melodias.

Seguindo em movimento crescente,  Xande pretende estabelecer novas parcerias para rádio e atrelar projetos sociais como o “Projeto Mamãe Pelicano”, que  busca dar apoio psicológico e religioso à mulheres vítimas de estupro e que passaram pela experiência do aborto provocado. "O curso acrescentou muito a este projeto. Cadeiras como Produção em Rádio, História da Radiodifusão, Midialogia, Grade de Programação, Empreendedorismo, Ética e Legislação entre outras, me ajudaram muito a me preparar para o mercado e a dar a estrutura que eu precisava para tocar este projeto”, afirma.

aeso - barros melo - alunos no mercado - webrádio -