Erick França embarca para Ouro Preto nesta quinta-feira. Imagem: Igo Bione

Aluno de Jornalismo apresenta trabalho em encontro nacional

Curso de Jornalismo - Olinda
maio. 29, 2013

Erick França viaja para Minas Gerais para participar do 9º Encontro Nacional de História da Mídia

A dedicação a um curso de graduação traz diversos benefícios aos alunos. Não só notas boas, reconhecimento pelos professores e portas abertas no mercado de trabalho, mas também oportunidades únicas, como a do estudante de Jornalismo da Aeso-Barros Melo, Erick França. O jovem viaja neste final de semana para Ouro Preto (MG) para apresentar parte do seu Trabalho de conclusão de Curso (TCC), com o título: "Pernambuco de volta a falar para o mundo – A evolução tecnológica da Rádio Jornal do Commercio", no 9º Encontro Nacional de História da Mídia.

O TCC de Erick é uma série de duas reportagens radiofônicas que explicam a evolução tecnológica que a Rádio Jornal do Commercio passou desde sua inauguração até hoje. Todo o trabalho foi feito sob a orientação do professor da instituição, Marcos Araújo. A ideia foi desenvolvida ao longo de um ano, primeiro o tema foi trabalhado no PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) e depois como TCC do aluno que, embora se forme apenas no próximo semestre, já defendeu a banca e adquiriu nota máxima.

Saiba mais sobre outros trabalhos de Erick França.

Confira entrevista da Aeso-Barros Melo com o aluno:

Aeso-Barros Melo - O que é o Pernambuco de volta a falar para o mundo – A evolução tecnológica da Rádio Jornal do Commercio?
Erick - A série de duas reportagens radiofônicas foi dividida por temas, que vão desde a fundação da emissora a seu estado atual. Foi pensado quais fontes relevantes poderiam ser consultadas e utilizadas nas matérias. A partir disso, surgiram radialistas que presenciaram a chegada da Rádio Jornal no estado, comunicadores que fizeram história no mercado local, pesquisadores da Comunicação, além de representantes da emissora. Como eu estagiava na Rádio Jornal, casou uma coisa com a outra.

Aeso-Barros Melo – Por que você escolheu esse tema?
Erick - Um dos vários motivos pela escolha do tema era a falta de material sobre a Rádio Jornal, já que não tem nada escrito sobre o tema. Então acreditamos, eu e Marcos Araújo, que com o trabalho estamos contribuindo de alguma forma. Seja na parte acadêmica, um estudo da evolução tecnológica da emissora, ou na parte cultural, um resgate histórico da principal rádio do Estado.

Aeso-Barros Melo – O que é o 9º Encontro Nacional de História da Mídia?
Erick - O encontro é organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e acontece no Centro de Convenções de Ouro Preto. Pesquisadores da Comunicação, professores e alunos de todo o país irão apresentar trabalhos que tenham como tema a história da mídia. O nosso está no Grupo Temático História da Mídia Sonora. O trabalho foi submetido e aprovado para a apresentação. Além disso, participaremos do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, que premia os melhores trabalhos de graduandos submetidos ao evento.

Aeso-Barros Melo – Qual a tua expectativa?
Erick - Como eu já apresentei trabalhos em eventos científicos eu estou um pouco calmo, mas a expectativa sempre aumenta quando o evento fica próximo. Eu apresento o meu artigo no próximo sábado, daí até lá fico na ansiedade para que chegue logo e tudo dê certo. Esse é um evento grande e a principal participação de pesquisadores de renome e professores universitários. Chegar até lá é muito importante para nós, é um reconhecimento por um trabalho que durou aproximadamente um ano (o PIBIC e o TCC).

aeso - barros melo - alunos no mercado - Jornalismo - artigo - encontro -