Alunos das FIBAM criam jogo que estimula práticas sustentáveis

Jogos Digitais
junho. 06, 2019

O Bamboo - Jogo da Memória poderá ser acessado on-line, através do site da AESO-Barros Melo

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a sustentabilidade, alunos dos cursos de Design Gráfico e Jogos Digitais da AESO-Barros Melo desenvolveram o Bamboo - Jogo da Memória durante o Projeto de Extensão em Design e Sustentabilidade. A iniciativa busca ensinar, através da gamificação, métodos de reciclagem, descarte correto de resíduos e tipos de coletas seletivas que podem ser realizadas no dia a dia.

Para a coordenadora do curso de Jogos Digitais das FIBAM, Ana Helena Cavalcanti, projetos como este são relevantes, pois possibilitam a interação e também instruem sobre práticas sustentáveis: “Essas atividades levam à reflexão sobre o consumo e descarte consciente, através de pequenas ações. A ideia do game é viabilizar a perspectiva de que, se cada indivíduo contribuir, ele irá colaborar com melhorias sociais e ambientais em prol da comunidade. Literalmente, os usuários aprendem enquanto estão jogando”, avalia a docente.

Os estudantes das FIBAM, Kaê Benning e Giovanna Barbosa, que cursam o 3º período do curso de Jogos Digitais; Anderson Barbosa, do 3º período de Design Gráfico; e Matheus Nascimento, designer formado pela instituição, foram os responsáveis pela criação de personagens, peças gráficas e projeto do Bamboo.

Apresentando uma mecânica de jogo da memória, o game convida os participantes a procurarem em qual lixeira cada componente deve ser jogado. Ao final, aparece a tela em que, dependendo do tempo que levou para fazer as combinações corretas, o player pode ganhar o Bamboo de Ouro, Prata ou Bronze.

Em breve, o Bamboo - Jogo da Memória estará disponível para ser acessado on-line através do site da AESO-Barros Melo.

aeso - barros melo - design gráfico - jogos digitais - sustentabilidade -