Bacharelado em Artes Plásticas

outubro. 15, 2007

O Bacharelado em Artes Plásticas das Faculdades Integradas Barros Melo surge para preencher uma lacuna há muito percebida. Apesar de Pernambuco ter presença indelével no mapa da arte nacional, não há no estado um curso universitário que prime pela formação de artistas plásticos. Sabemos que o talento artístico é lapidado e solidificado com o passar do tempo, uma construção sem fórmulas e caminho certo. Tornar-se um artista é um sutil equilíbrio entre razão e sensibilidade e legitimação do campo da arte. O primeiro curso do gênero no Estado busca fornecer ferramentas teóricas e práticas para o amadurecimento da poética individual do aluno, com forte inserção nas discussões e práticas contemporâneas. O currículo contempla disciplinas com uma visão ampla do campo artístico e a possibilidades de atuação profissional em outros lugares da cadeia produtiva da arte, tais como curadoria, design de montagem e direção de arte. A coordenadora do curso Cristiana Tejo aponta algumas questões que norteiam os pilares da existência do Bacharelado em Artes Plásticas das Faculdades Integradas Barros Melo. EQUILÍBRIO ENTRE TEORIA E PRÁTICA Desde o início do curso, o estudante é incentivado a conceituar e a refletir sobre seus interesses e seu fazer artístico. As cadeiras teóricas permeiam todo a grade curricular e até mesmo as disciplinas técnicas fornecem material reflexivo ao aluno. Disciplinas como Teoria, Filosofia e História da Arte contextualizam o desenvolvimento do repertório artístico da humanidade até atualidade. O intuito é dar plena consciência e autonomia de criação e de gestação do universo de cada aluno durante toda a duração do curso. TRADIÇÃO E MODERNIDADE Outro equilíbrio buscado no Bacharelado em Artes Plásticas é a concomitância de ensino de técnicas tradicionais como pintura, gravura e desenho e seus desdobramentos contemporâneos e linguagens expressivas mais recentes como videoarte, performance e fotografia. Sabe-se que o bom artista é aquele que abre possibilidades formais e conceituais onde menos se espera, não sendo o meio usado pelo artista o distintivo entre um trabalho bem sucedido e um trabalho sem reverberação no meio artístico. INTERFACE COM OUTROS CURSOS A interdisciplinaridade e o transbordamento do campo artístico são algumas das marcas mais evidentes da arte na contemporaneidade. Portanto, o curso busca favorecer interfaces entre os demais cursos das Faculdades Integradas Barros Melo, como os de Design, Fotografia e Comunicação, contextualizando o aluno nas diversas dimensões da realidade atual. PROFISSIONALIZAÇÃO PARA CADEIA PRODUTIVA DA ARTE O sistema da arte no Brasil ainda se fortalece. São muito poucos os que conseguem sobreviver de seu trabalho artístico e gozar de legitimidade e prestígio no campo institucionalizado. A grande maioria dos artistas em atividade necessita trabalhar em outras áreas para poder sobreviver ou mesmo investir em seu trabalho artístico. Além disso, as práticas artísticas da contemporaneidade incitam a inserção do artista em vários papéis da cadeia produtiva da arte. Portanto, nada mais natural do que um curso que busca inserir o aluno na realidade profissional brasileira oferecer disciplinas que incentivem a formação em atividades afins das artes plásticas como crítica de arte, curadoria, museografia e restauração. OFICINAS E PROFESSORES RESIDENTES Cada artista é um universo e a arte é feita sob vários pontos de vistas. Dentro de uma perspectiva pluralista, o curso de Artes Plásticas busca oferecer diversas possibilidades de cada linguagem artística, ofertando além das disciplinas curriculares, oficinas práticas com professores convidados. O curso estimulará o intercâmbio entre profissionais locais e de outras procedências geográficas, apoiando residências artísticas na faculdade. Os alunos serão estimulados a participar das atividades culturais e artísticas do estado como complementação do que é construído e estudado em sala de aula. A inserção no meio artístico é uma meta desde o início do curso. ESPAÇO PARA VISIBILIDADE DO TRABALHO Alinhando-se à própria trajetória das Faculdades Integradas Barros Melo, o curso é um espaço para debate e projeção dos estudantes. O curso incentivará a promoção de exposições dos alunos e o fomento da produção artística local por meio de apoios a vários eventos artísticos de relevância estadual.