Cinco alunos da Barros Melo apresentam artigos científicos no Intercom 2008

agosto. 11, 2008

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) demonstram que realizar pesquisas científicas e reflexões fora das salas de aula também fazem parte da dinâmica da instituição. Nada menos que cinco alunos dos cursos de Jornalismo e Bacharelado em Fotografia da instituição tiveram trabalhos aceitos no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), o maior evento do gênero na América Latina. "Sabemos do rigoroso critério de seleção do Intercom e, por isso mesmo, estamos felizes com este número tão expressivo de trabalhos da faculdade", observa o coordenador dos cursos de Jornalismo e Fotografia da instituição, Thiago Soares. A Barros Melo foi, junto à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a instituição de ensino superior pernambucana que mais enviou alunos para esta edição do evento, que acontece entre os dias 3 e 7 de setembro, em Natal. Três trabalhos de alunos do curso de Jornalismo serão apresentados. São eles: "Considerações sobre o cinema documental de Michael Moore: Cinema Militante e Indústria Cultural na Análise de “Tiros em Columbine”, do aluno do quarto período, Hugo Viana; "O Documentário Observativo como Estratégia da Intimidade no Discurso Político: Uma Análise do filme “Primárias”, de Robert Drew", da estudante também do quarto período, Lucilene Ferreira e "Nanook, O Esquimó e as Estratégias Discursivas Ficcionais", da aluna do sexto período, Tatyanne de Moraes. Os três trabalhos foram desenvolvidos no Grupo de Estudos do Documentário (Gedoc), que acontece todas as terças, na Videoteca 2, da Barros Melo. Dois trabalhos de alunos do curso de Bacharelado em Fotografia também serão apresentados no Intercom. São eles: "O que diz os rostos de duas mulheres: Análise plástica e estilística da fotografia de Sven Kykvist no filme “Persona”, do aluno do terceiro período, Osmário Marques e "Indústria do Cinema na Argentina: História, produção e distribuição", da estudante do segundo período, Maíra Gamarra, feito em equipe durante o primeiro período do curso. "O interessante dos trabalhos dos alunos de Fotografia é que eles foram resultado de pesquisas incentivadas na sala de aula", lembra Thiago Soares, que é o orientador dos cinco trabalhos finalistas. O trabalho de Osmário Marques foi feito para a disciplina de Análise de Imagem e o de Maíra Gamarra, para a disciplina de Teoria da Comunicação.