Cinco curtas de alunos da AESO são finalistas do FestCine 2018

Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
novembro. 20, 2018

Evento apresenta obras resultantes da produção independente de Pernambuco

O Festival de Curtas de Pernambuco, que acontece entre os dias 3 e 8 de dezembro, no Cinema São Luiz, divulgou a lista de filmes concorrentes para 2018. Entre as produções selecionadas, cinco são dirigidas por alunos do curso de Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Barros Melo.

Os curtas Pisciano, de Alexandre Pitanga; Quanto Craude No Meu Sovaco, de Duda Menezes (codirigido com Fefa Lins); Uma Volta Comigo, de Larissa Reis; Realizadorxs, de Cátia Barros e S/N, de Renata Malta, são as obras idealizadas por estudantes que passaram pela instituição de ensino e que estão entre os finalistas do evento.

O FestCine tem como finalidade apresentar as diversas realizações de curtas-metragens resultantes da produção independente de Pernambuco, mediante seleção e concessão de prêmios. Para o coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da AESO-Barros Melo, Luiz Joaquim, “participar do festival é quase como passar por um ritual no audiovisual pernambucano. O evento firmou-se como o mais abrangente, democrático e revelador de novos talentos no Estado. E mesmo nesta 20ª edição, temos cineastas consagrados que também participam com seus novos curtas-metragens, como por exemplo, Nara Normande e Daniel Aragão. Isto acena para uma competição de alto nível que, além apresentar os alunos da FIBAM para a sociedade, os coloca em pé de igualdade com profissionais já experimentados no mercado".

A cerimônia deste ano comemora o bom momento do cinema local, onde 64 filmes concorrem nas mostras competitivas gerais (animação, documentário, experimental, ficção e videoclipe) e de formação (documentário e ficção) a 17 prêmios, que somam R$ 66 mil. O Festcine também oferece oficinas, debates e encontro de produtores de Festivais e Mostras de Audiovisual. O Homenageado de 2018 é o cineasta Alberto Cavalcanti.

Nesses 15 anos de evento, mais de 1.200 filmes foram inscritos para as mostras competitivas e cerca de 700 foram exibidos ao público. O encontro é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Fundarpe e Prefeitura do Recife.

aeso - barros melo - cinema - Cinema e Audiovisual -