Cinemas recebem festival de documentários

junho. 26, 2008

Começa na segunda-feira (30) o V Panorama Recife de Documentários. Com produção do jornalista, crítico de cinema e programador Ernesto Barros, o evento traz para a cidade 37 títulos, que terão exibições divididas entre os cinemas Apolo e Parque. Dentre eles, seis longas-metragens, sendo cinco inéditos. A mostra vai até o dia 2 de julho. São filmes produzidos em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Paraíba, Ceará e Brasília. A programação também terá títulos internacionais, vindos da Franca e Estados Unidos. As produtoras Cabra Quente Filmes, Telephone Colorido e Página 21 firmam parceria com o Panorama Recife de Documentários e, além de exibir seus lançamentos, também vão participar de debate aberto com o público. Dentro da programação, a terça-feira será dedicada à produção do Ceará. Além de médias e longas, o Cinema Apolo também promoverá o lançamento do curta Loucos de Futebol em DVD, com coquetel e presença do diretor Helder Gomes. Todas as seções do Apolo terão entrada gratuita. O cinema do Parte cobra ingresso simbólico de sempre, no valor de R$ 1, e exibe os longas O Engenho de Zé Lins, Romance do Vaqueiro Voador, Cine Tapuia, Olhar Estrangeiro, 500 Almas e Sicko - $O$ Saúde, do diretor norte-americano Michael Moore. Estudo Nas Faculdades Integradas Barros Melo, os alunos dos cursos de comunicação também contam com o GeDoc – Grupo de Estudos Sobre Documentários. Com trabalhos já selecionados para apresentação em eventos como o Intercom. As atividades e agenda do grupo, que também está aberto para alunos de outros cursos, podem ser conferidas no próprio blog do GeDoc.