Confira entrevista exclusiva com desembargador Jovaldo Nunes

Curso de Direito - Olinda
novembro. 06, 2013

O também Presidente do TJPE é ex-aluno da Faculdade de Direito de Olinda, hoje Aeso-Barros Melo

Na noite desta terça-feira, a Aeso-Barros Melo presenteou o ex-aluno Jovaldo Nunes Gomes, Desembargador e Presidente do TJPE, com o Título de Aluno Insigne. A cerimônia foi presidida pela diretora da instituição, Ivânia de Barros Melo. Estavam presentes o também desembargador e ex-aluno André Guimarães, o vereador André Régis e também colegas da Turma da Restauração, nome carinhoso dado a turma de Jovaldo que estudou entre 1971 e 75 na IES.

Dr. Jovaldo Nunes Gomes foi aluno da primeira turma da Faculdade de Direito de Olinda, hoje Aeso-Barros Melo. Durante a cerimônia, o desembargador relatou “eu sou diária e permanentemente homenageado por ter sido aluno da Faculdade de Direito de Olinda. De lá, me lembro de uma turma boa, alegre, subindo a Rua de São Bento para encontrar professores extraordinários”.

O ex-aluno nasceu na Paraíba e mudou-se para Pernambuco aos 15 anos para estudar e trabalhar. De origem humilde, concluiu o ensino médio e foi estudar agronomia. Mudou para Direito por opção, depois de ter trabalhado como escrevente de cartório. Hoje é desembargador e preside o Tribunal de Justiça de Pernambuco, tendo, neste posto substituído o governador do estado em três ocasiões.

Saiba mais sobre a homenagem.

Aproveitamos a oportunidade para entrevistar Dr. Jovaldo Nunes Gomes e saber mais de sua carreira e opiniões. Confira:

Aeso-Barros Melo - Qual sua grande paixão no Direito? Por que?

Dr. Jovaldo - Processo civil, porque as demais ciências do direito você estuda e aprende, mas para advogar é preciso saber processo. Saber como peticionar, recorrer, agravar, fazer audiência. Se um advogado não sabe processo, na minha avaliação, ele poderá ser um bom civilista, penalista, professor, mas jamais um bom advogado.

Aeso-Barros Melo - Teve algum cargo que o senhor se surpreendeu em ocupar?

Dr. Jovaldo - Na minha carreira inteira eu fui escrevente de cartório e juiz. Mas um cargo que eu me surpreendi foi com o de governador do estado, por três vezes, sem voto (risos). Quando o governador se ausenta e/ou o vice não pode assumir, quem assume o governo é o Presidente do Tribular de Justiça de Pernambuco e essa responsabilidade era minha. Foi agradável, uma experiência boa, mas uma surpresa.

Aeso-Barros Melo - O senhor acha que a aplicação do Direito mudou muito da década de 1970 para dias atuais?

Dr. Jovaldo - A forma de sua aplicação que sim. A jurisprudência tem mudado e não é raro um tribunal decidir sobre um determinado assunto e depois, numa outra posição, mudar o pensamento. Esta mudança ocorre porque a interpretação do direito é fruto da inteligência e convicção, muitas vezes a forma de pensar é diferente sob um mesmo ponto de vista. Assim, a jurisprudência muda, a doutrina também. Acredito que essas mudanças ocorrem para melhorar a aplicação do direito.

Aeso-Barros Melo - Na sua opinião, qual a importância da instituição de ensino na formação do estudante de Direito?

Dr. Jovaldo - O principal é ter tradição, esta tradição se revela pelo nível de ensinamento que a instituição administra. Eu acho que a Faculdade de Direito (Aeso) tem se credenciado a cada dia pelo nível de ensino que ela ministra seus alunos e, evidentemente, pela gestão que tem. Não se desconhece a dedicação e operosidade de Dra. Ivânia e Dr. Régis na administração das Faculdades Integradas Barros Melo.

Aeso-Barros Melo - E para quem está começando os estudos agora, qual a dica que o senhor dá?

Dr. Jovaldo - Que seja ético, honesto e estude Processo Civil.

aeso - barros melo - alunos no mercado - direito - desembargador - aluno insgine - jovaldo nunes gomes -