Congresso de Estudantes de Direito debate Estatuto da Criança e do Adolescente

agosto. 12, 2004

A abertura solene do III Congresso Jurídico de Estudantes de Direito, que aconteceu na tarde de ontem, no prédio da Faculdade de Direito do Recife, reuniu estudantes e profissionais de Direito, que aproveitaram o feriado do dia do advogado para prestigiar o evento. A palestra de abertura, proferida por Valter Kenji Ishida, Mestre e Promotor de Justiça de São Paulo, abordou o novo Código Civil e as mudanças que ele trouxe ao Estatuto da Criança e do Adolescente. O promotor destacou a diminuição da maioridade civil e a obrigação de reparação do dano no ato infracional. Ishida também comentou a defasagem entre as leis e a evolução dos costumes e do conhecimento. Em sua terceira edição, o encontro aborda os Direitos da Criança e do Adolescente, com destaque para a apresentação de 19 teses que serão defendidas por alunos de diversas faculdades. Segundo a professora Ana Maria Torres, coordenadora do evento, o Congresso serve como uma qualificação aos participantes e ajuda a tirar a timidez dos que têm dificuldade de se expressar em público. "É bastante interessante pois a gente vê os alunos se animando para apresentar o trabalho, discutindo, debatendo e participando", revela a professora, que está no projeto desde o primeiro ano. Ela também acrescenta que o Congresso é, acima de tudo, uma forma de saber o que os alunos pensam e como eles reagem diante das principais questões do Direito. De acordo com Ana Maria, a interação entre a AESO e a UFPE na organização do evento facilitou o trabalho de todos os envolvidos. "Desde o ano passado há essa parceria, e como na edição anterior apenas o encerramento foi realizado em Olinda, resolvemos fazer o contrário. Agora todas as defesas de tese e palestras serão na AESO", explica.