AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Fotos: PH Reinaux

Conheça a Biblioteca Nilzardo Carneiro Leão


Institucional
setembro. 03, 2018

Local promove interação e desenvolvimento acadêmico

Mais do que um espaço onde são guardados livros, dicionários, enciclopédias, monografias, anuais, almanaques, atlas, jornais, revistas, mapas,  filmes, discos e outros materiais audiovisuais, uma biblioteca é lugar de convivência, troca intelectual e muito aprendizado.
 
Nas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), a Biblioteca Nilzardo Carneiro Leão é um exemplo de ambiente convidativo e favorável ao crescimento científico dos estudantes. Localizada no pavimento térreo, ocupa extensa área, é totalmente informatizada, climatizada, com mobiliário e iluminação adequados, extintores de incêndio, estantes de aço deslizantes a prova de sinistro, sinalização visível e boa distribuição.
 
O espaço físico projetado atende com conforto os usuários para estudo e reflexão, pesquisa e elaboração de trabalhos acadêmicos, atividades de leitura livre e atualização, debates, preparação de seminários, reuniões em grupo, etc. A Biblioteca conta também com uma videoteca anexa para a projeção de produtos audiovisuais, cabines de estudo individual e em grupo. 
 
O acervo da Nilzardo Carneiro Leão é composto de livros, folhetos, monografias, processos arquivados, normas, acervo multimídia (fitas de vídeo, cd-rom, cassete e DVD), audiovisuais (câmeras fotográficas analógicas e digitais, filmadoras, tripés, lentes, flash, gravadores, entre outros). As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) adotam uma política permanente de aquisição de materiais, com objetivo de manter o espaço dinâmico, e sempre atualizado, respondendo às necessidades acadêmico-pedagógicas de estudo e pesquisa.
 
Com acervo digital multidisciplinar, em diferentes áreas de conhecimento, as Faculdades Integradas Barros Melo disponibilizam a Biblioteca Virtual da Pearson, para alunos, professores e funcionários. O acesso é gratuito e é realizado através do “Portal do Aluno” no site ou através do aplicativo para tablets e Iphones e sistema Android. Além de conferir todo o acervo, os usuários da Pearson podem selecionar os livros favoritos, compartilhar conteúdo em redes sociais, imprimir e comprar a versão impressa. O aluno também tem a possibilidade de buscar palavras e citações dentro da obra escolhida, desenhar  e adicionar anotações às páginas. No site da instituição também é disponibilizado o acesso a inúmeras Bibliotecas de Domínio Público, com os principais acervos digitais do país.
 
Como as atividades desenvolvidas no ambiente exigem atenção e concentração, uma série de normas é estabelecida a fim de contribuir com um cenário agradável a todos. 

Os responsáveis pelo local exigem apenas silêncio, que nenhuma refeição seja realizada dentro da biblioteca e, claro, que todos os materiais sejam conservados e respeitados. A biblioteca funciona de segunda-feira a sexta-feira, no período das 7h30min às 21h.

Biblioteca Nilzardo Carneiro Leão

A homenagem é dedicada a um dos maiores juristas de Pernambuco, Prof. Dr. Nilzardo Carneiro Leão, que contabilizou 56 anos de carreira acadêmica e fez parte do corpo docente da instituição por mais de 15 anos.

Hoje aposentado, o jurista assinou disciplinas de Direito Processual Penal, Teoria Geral do Processo, Direito e Bioética e Direito Eleitoral (em período eleitoral) enquanto esteve na AESO-Barros Melo. No nome dele, constam artigos, teses, livros publicados e ainda dezenas de trabalhos de estudantes sob orientação.

Nilzardo Carneiro Leão - biblioteca -

voltar