AESO - Faculdades Integradas Barros Melo






Criadores de Bia Desenha palestram na AESO-Barros Melo


Cinema e Audiovisual
maio. 14, 2019

Animação pernambucana está em exibição na TV Brasil

A convite do professor Raphael Sagatio, responsável pela cadeira Cinema de Animação do bacharelado de Cinema e Audiovisual, os criadores da produção pernambucana ‘Bia Desenha’, Neco Tabosa, Kalor Pacheco (em entrevista por vídeo) e Raul Souza, conversam com os alunos das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), dia 22 de maio, a partir das 8h30, no Cineteatro. O debate é aberto a todos os cursos. 
 
A animação, que conta a história de Bia, uma menina de cinco anos, e Raul, um garoto de seis, ambos moradores de uma periferia da região metropolitana do Recife, está em exibição na TV Brasil, de segunda a sexta-feira, em três horários diários: 7h45, 7h52 (com recursos de acessibilidade) e 10h50. Aos domingos, a transmissão é às 15h15.
 
O desenho estimula a comunicação e o afeto em uma família pouco convencional, investigando os temas que passam pela cabeça das crianças enquanto elas se expressam com letras, traços e cores. A produção é assinada pela Carnaval Filmes e REC Produtores Associados.
 
Durante o encontro, o roteirista/diretor (Neco) e o diretor de arte (Raul) falam sobre os processos criativos da série animada pensada para a TV pública. Eles vão exibir episódios e comentar decisões tomadas, e resultados alcançados ao longo do trabalho. 
 
Sobre os convidados
 
Neco Tabosa é jornalista e roteirista/diretor de audiovisual desde 1999. Escreveu e dirigiu clipes, filmes e séries para TV, como “Mulher Original”, “Tá como o diabo gosta”, “A vida plural de Layka” e “João Heleno dos Brito”. Esse último foi premiado no Cinelátino em Toulouse, na França, e exibido na UCLA - Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e no Festival de Grenoble, em Ojoloco.
 
Kalor Pacheco é membra titular da Comissão Setorial de Artes Visuais de Pernambuco. Foi Diretora de Comunicação da Fundação de Cultura de Camaragibe (2017-18) e Presidenta do Conselho Municipal de Cultura da mesma cidade (2017), na Região Metropolitana do Recife. Seu trabalho mais recente para a TV, A Vida Secreta das Gambiarras (título provisório), está em fase de captação de recursos. Como resultado da residência artística do Museu do Sexo das Putas em Belo Horizonte - MG, incentivada pelo 12º Prêmio Funarte de Artes Visuais, Kalor assina a série #tecnologiaaservicodaorgia, tendo apresentado suas videoperformances no 27º Festival de Inverno de Garanhuns, II FINCAR e Galeria Maumau e, mais recentemente, na mostra Entremoveres no Museu da Abolição. Co-labora com a comunicação do CARNE coletivo de arte negra.
 
Raul Souza é designer gráfico por formação e atua no mercado de ilustração desde 2010. Foi um dos criadores do finado Super Terra, estúdio em que atuou entre 2011 e 2013, desenvolvendo diversos trabalhos de artes gráficas e animação. Em 2014, trabalhou como arte finalista e animador em “O ExMágico”, curta metragem premiado no Festival de Gramado (2016), Festival de Cinema de Vitória (2016) e CinePE (2017). 
 

palestra - cinema de animação -

voltar