Cursos de comunicação terão nova duração

novembro. 07, 2007

Uma resolução do Ministério da Cultura (MEC) autorizou que os cursos da área de Comunicação Social tivessem as grades curriculares alteradas, sendo realizados num período de três anos e meio. As Faculdades Integradas Barros Melo são a primeira instituição do Estado a atender as mudanças, adaptando os bacharelados em jornalismo e publicidade e propaganda para atender o novo modelo. O curso de Fotografia já é realizado nesse período de tempo. A mudança mais efetiva está no preço das mensalidades, que agora passam a ser de R$ 580. O curso, como explica a coordenadora de Publicidade e Propaganda da instituição Sandra Lima, também fica mais enxuto. “O que será mudado na grade é que algumas disciplinas foram substituídas por novas, que atendem melhor as demandas de mercado, mas não ocorreu mudança na estrutura do curso”, garante. O novo tempo de estudo de comunicação também foi repensado para aliar melhor teoria e prática. Em jornalismo, algumas disciplinas chaves foram separadas em atividades efetivas, como laboratório de jornalismo televisivo, impresso e online. Em publicidade, os alunos terão uma disciplina de Agência Experimental, produzindo campanhas orientadas pelos professores. O resultado desse investimento na prática profissional é uma das marcas dos cursos das Faculdades Barros Melo. A Inata, agência publicitária do curso, por exemplo, já tem suas peças como presença em importantes premiações de Pernambuco, como o disputado Colunistas-NE. Segundo o novo coordenador do curso de jornalismo Thiago Soares “com a extensão das disciplinas práticas, a idéia é colocar o curso de jornalismo também nessas premiações que são valorizadas pelo mercado de trabalho”.