AESO - Faculdades Integradas Barros Melo






Curta-metragem de aluna da FIBAM é exibido na TV Pernambuco


Cinema e Audiovisual
março. 07, 2019

Realizadorxs tem como objetivo empoderar mulheres e educar homens acerca do processo de realização de filmes

A aluna do 5º período  do curso de Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Barros Melo, Cátia Maria Soares Barros, teve o curta-metragem - Realizadorxs - convidado para ser exibido durante o TVPEnoAR, na TV Pernambuco. O programa, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h30, dedica metade do tempo para mostrar produções audiovisuais pernambucanas. 

O documentário universitário, feito em parceria com o blog Cinerela, tem como objetivo empoderar mulheres e educar homens acerca do processo de realização de filmes, servindo assim como material educacional para interessados no mercado audiovisual. O roteiro é baseado em perguntas sobre os aspectos positivos e negativos da relação pessoal de cada uma das entrevistadas, em seus respectivos trabalhos, nas etapas de pré-produção, produção e pós. “O Realizadxs me motivou a desenvolver mais projetos com relevância social e, acima de tudo, melhorar os aspectos técnicos. Ele teve feedback's tão bons que estou pensando até em transformá-lo em longa, mas, dessa vez, focando no interior do estado, entrevistando as mulheres de lá que trabalham no audiovisual”, planeja Cacau Barros, como é conhecida no mercado. A data da exibição da obra será divulgada em breve.

Em 2018, o curta foi exibido no FestCine e habilitado para concorrer ao Prêmio Naíde Teodósio de Estudo de Gênero, ficando entre as quatro melhores produções participantes. A estudante faz questão de falar sobre a importância de cada envolvido no documentário para o sucesso do projeto: “Sou muito feliz e grata ao pessoal da equipe, às convidadas, ao meu coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da AESO-Barros Melo, Luiz Joaquim; ao Ernesto Barros, crítico de cinema que sempre me dá força nas produções e também a professora Gabriela Alcantara”, conclui Cacau.


Confira a ficha técnica completa: 

Direção: Cacau Barros
Assistente de Direção: Gabriel Cabral
Fotografia: Rennan Andrade 
Assistentes de Fotografia: Nat Ayala, Alessandro Sachetti
e Alice Gomes
Produção: Marcela Gomes
Assistente de produção: Felipe Berardo
Platô: Fabio Toscano
Montagem: Thiago Barros
Maquiagem: Luanna Barbosa e Paloma Cysneiros
Apoio: Cinemateca Pernambucana, Padaria Cidade Jardim e Cabra Quente Filmes.

aeso - barros melo - Cinema e Audiovisual -

voltar