AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Foto: Divulgação.

Documentário sobre o jornalismo de guerra é exibido na AESO-Barros Melo


Jornalismo
setembro. 09, 2019

“A Vida pela Notícia” relata a história do jornalista espanhol Hernán Zin, que possui larga atuação em regiões em conflito

Com a proposta de ampliar o conhecimento, a partir da utilização de mídias e conceitos,  além dos livros, a AESO-Barros Melo exibiu o documentário “A Vida pela Notícia” (2018) para alunos do 8º período do curso de Jornalismo da instituição de ensino. A proposta foi estimular o debate sobre a relevância do jornalismo de guerra e a atuação dos profissionais da comunicação, em regiões de conflito.

No filme é relatada a história do jornalista espanhol Hernán Zin que, mesmo com larga experiência na atuação em territórios hostis no leste europeu, Oriente Médio e África, sofreu, em 2012, um incidente, no Afeganistão, que o marcou para sempre. Em busca de respostas, o correspondente internacional entrevista outros profissionais da área em uma experiência que mergulha o público nas profundezas do horror existente nos campos de batalha. 

Após assistirem à produção, os alunos redigiram resenha relacionando o texto com algumas questões determinadas pelo professor Marcos Araújo, responsável pela atividade, .“É importante capacitar os futuros jornalistas para coberturas nesse tipo de situação. Como eles não possuem muita experiência com outras culturas, outros ambientes, como também com situações de conflito pelo mundo, o filme ajuda a colocá-los em contato com esse cenário, a partir dos relatos dos repórteres mostrados no documentário”, explicou o docente.

aeso - barros melo - Jornalismo -

voltar