A dublagem brasileira é considerada uma das melhores do mundo

DUBLAGEM: saiba mais sobre a profissão e conheça alguns dos principais dubladores brasileiros

CINEMA
Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
janeiro. 05, 2024

A dublagem no universo cinematográfico tem o papel de atingir diferentes públicos e línguas pelo mundo

O ato de dublar vai além da tradução das palavras: é preciso transmitir as emoções, nuances e intenções que os personagens originais estão demonstrando durante a produção cinematográfica.

A dublagem brasileira é considerada por muitos como uma das melhores do mundo e não é por menos: os atores e dubladores brasileiros conseguem expressar tantas emoções dos personagens que muitas vezes esquecemos até da voz original, lembrando apenas da dublagem.

Alguns dubladores fizeram parte da infância de muita gente e até hoje são reconhecidos por papéis que trabalharam anos atrás.

Nesta matéria você vai reconhecer alguns dos maiores dubladores brasileiros de todos os tempos e as principais obras que participaram.

DUBLADORES BRASILEIROS

GUILHERME BRIGGS

A lista não podia começar com outra pessoa: Guilherme Briggs! Ele não é conhecido por 1 ou 2 personagens, mas uma lista de vários ícones da animação e do cinema mundial.

Dentre os principais nomes que Briggs deu sua voz e interpretação estão: Mickey Mouse, Buzz Lightyear (Toy Story), Cosmo (Os Padrinhos Mágicos), Rei Julien (Madagascar), Grinch (O Grinch), Bruce (Procurando Nemo) e Optimus Prime (Transformers).

Além de personagens da animação, Briggs também dublou atores como: Brendan Fraser, Owen Wilson, Dwayne Johnson, Henry Cavil e Jim Carrey.

MIRIAM FICHER

Uma das vozes femininas mais conhecidas nos filmes da sessão da tarde, Miriam Ficher também emprestou sua voz para personagens icônicos do mundo das animações.

Dentre os principais trabalhos estão: Carrie White (Carrie, a estranha), Vicky (Os Padrinhos Mágicos), Ginger (A Fuga das Galinhas) e Vaca (A Vaca e o Frango). Ela também dublou as atrizes: Nicole Kidman, Drew Barrymore, Angelina Jolie, Winona Ryder e Uma Thurman.

GARCIA JUNIOR

A primeira vez que você ouviu a voz de Garcia Júnior pode ter sido ou em ‘O Rei Leão’, onde ele dublou o personagem Simba (adulto) ou quando dublou o personagem He-Man.

Ele é um dos dubladores mais conhecidos do país por estes personagens, mas também dublou atores bem conhecidos do mundo do cinema como: Arnold Schwarzenegger, Robin Williams, Liam Neeson e Willem Dafoe.

ÚRSULA BEZERRA

Irmã do também dublador, Wendel Bezerra, Úrsula possui uma voz única. Conhecida por dublar os personagens dos animes Naruto (Naruto) e Goku (Dragon Ball - criança), ela ganhou, em 2008, o prêmio conhecido como “Oscar da dublagem”, o Prêmio Yamato.

Úrsula também faz as vozes de Gerald (Ei, Arnold) e Gnar (League Of Legends).

ISAAC BARDAVID

Um dos maiores nomes da dublagem brasileira e também um dos dubladores mais antigos, Isaac, já falecido, dublou personagens que marcaram época como o Esqueleto (He-Man) e Wolverine (X-Men).

Com uma voz marcante, ele também fez parte do time que dublou a animação Ursinho Pooh, fazendo o personagem Tigrão. Além de dublador, Isaac era ator e também poeta.

SELMA LOPES

A voz de Selma Lopes é inconfundível. Atualmente ela é a voz da Marge Simpson (Os Simpsons) mas também é conhecida por fazer todas as vozes da atriz americana Whoopi Goldberg.

Nas animações, além de ‘Os Simpsons’, Selma fez: Úrsula (A Pequena Sereia), Vovó Willow (Pocahontas) e Vovó Fa (Mulan). Ela também é atriz, cantora e professora de interpretação.

WENDEL BEZERRA

Com certeza você já ouviu a voz do Wendel quando era criança todos os dias pela manhã. Isso porque ele é o dublador do Goku, personagem do anime Dragon Ball, que fez (e ainda faz) muito sucesso.

Indo para outro desenho bem diferente dos animes japoneses, Wendel também deu voz a um dos personagens com a voz mais engraçada de todos os tempos: o Bob Esponja Calça Quadrada.

Além de Dragon Ball, ele também dublou produções como: As aventuras de Jackie Chan, Akira (Shotaro Kaneda), Tartarugas Ninja (Donatello) e atores como Robert Pattinson, Leonardo DiCaprio e Kevin Hart.

TÂNIA GAIDARJI

Tânia Gaidarji também é famosa por ser a dubladora da Bulma (Dragon Ball). Outros personagens dublados por ela foram: Chun Li (Street Fighter), Amy (Futurama) e Izumi Sensei (Fullmetal Alchemist).

Tânia também faz a voz original da Dona Danuza em "Irmão do Jorel".

PRODUÇÃO FONOGRÁFICA NA UNIAESO

No curso de Produção Fonográfica da UNIAESO o estudante vai aprender todos os processos envolvidos em uma produção: gravação, mixagem, masterização, divulgação e distribuição.

Além de disciplinas que abordam toda a teoria musical, também conta com percepção harmônica, workstations digitais, sonorização e efeitos de som para vídeo e cinema.

CINEMA NA UNIAESO

Desde o primeiro período, o estudante que cursa Cinema e Audiovisual na UNIAESO conta com uma estrutura completa, aprendendo sobre tudo sobre a criação de produções cinematográficas.

O Vestibular 2024.1 está disponível e caso queira garantir sua vaga, basta clicar neste link.

DESIGN DE ANIMAÇÃO NA UNIAESO

No curso de Design de Animação, que está disponível no polo Recife da UNIAESO, o estudante pode trabalhar em áreas como estúdios de cinema, produtoras de audiovisual e emissoras de TV, por exemplo.

O Vestibular 2024.1 já começou e para se inscrever, basta clicar neste link.

produção fonográfica - Cinema e Audiovisual - design de animação - dublagem - dubladores brasileiros -