AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Ex-aluna de Design de Moda assina figurino do filme Recife Assombrado


Design de Moda
novembro. 28, 2019

Produção está em cartaz nos principais cinemas do estado

Sempre envolvida com atividades criativas, Eduarda Guerra, designer de moda formada pela AESO-Barros Melo, descobriu a paixão pela área quando, ainda criança, já customizava roupas para os familiares e amigos. 

Atualmente, ela assina o figurino do filme Recife Assombrado, que está em exibição nos cinemas de Pernambuco, mas, em breve, deve chegar às telonas de todo o país. A trama coloca em foco famosas assombrações do imaginário recifense, trazendo um thriller totalmente ambientado nas ruas da capital.

A equipe de Comunicação da AESO-Barros Melo conversou com a ex-aluna sobre carreira e a experiência de trabalhar na produção. Confira: 

AESO - Como surgiu o interesse por essa área? 
Eduarda - Na época da escola, eu gostava muito de customizar roupas, pesquisar e falar sobre moda, tinha até um blog onde abordava o assunto. Quando cheguei ao ensino médio, tentei direcionar meu interesse para outros cursos da área criativa, mas o desejo de estudar moda sempre foi maior e decidi arriscar essa área, que se mostrou completamente diferente da visão que tinha durante a escola. O que as pessoas entendem do que é moda é muito limitado.
 
AESO Por que escolheu o curso de Design de Moda da AESO-Barros Melo?
Eduarda - Uma equipe das FIBAM visitou a escola que eu estudava e nos levou até a instituição. Fiquei encantada com a estrutura.  Apesar de outras faculdades particulares terem o curso de moda, a única que prestei vestibular foi a AESO. Fiz parte da primeira turma de moda da instituição. A faculdade me ganhou na visita.
 
AESO - Como foi o início da sua experiência profissional?
Eduarda – Enquanto era universitária, consegui estagiar no Núcleo de Design de Moda da AESO-Barros Melo, atuei na produção de moda na Fenearte e também cheguei a produzir o figurino de dois curtas-metragens, após ser convidada por uma aluna do curso de Cinema da própria faculdade. Depois de formada, comecei a empreender na minha própria marca, a Alterna!, e, atualmente, trabalho como Visual Merchandising da C&A. O contato que fiz com a aluna de Cinema, durante a faculdade, me traz até hoje oportunidades em direção de arte e figurino. Por isso, valorizo muito o networking nessa área. 
 
AESO – Como foi assinar o figurino do filme Recife Assombrado?
Eduarda – Um grande desafio. Já havia tido experiência com produção de moda e arte pra audiovisual, mas, um longa metragem é diferente, a demanda é muito maior. Trabalhei como Diretora de Figurino e foi uma grande honra e oportunidade profissional. Junto com Carolina Lamenha, assistente de figurino do projeto, definimos as roupas de todos em cena. Considerando os traços de personalidade e história deles, compramos ou desenvolvemos as peças. Os figurinos dos personagens Jair das Almas e Boca de Ouro, por exemplo, foram desenhados por nós. Curiosamente, essa oportunidade também surgiu por conta de um networking que fiz na AESO-Barros Melo. Foi através da cineasta, produtora do Recife Assombrado e amiga, Tauana Uchôa, que consegui assumir a função de figurinista nessa produção. 
 

aeso - barros melo - design de moda -

voltar