AESO - Faculdades Integradas Barros Melo






Matheus Farias, ex-aluno de Rádio, TV e Internet, e Enock Carvalho formam a Gatopardo Filmes

Ex-aluno de RTVI, Matheus Farias participa do 9º Laboratório Novas Histórias, do Sesc e Senac, em São Paulo


Rádio, TV e Internet
agosto. 12, 2019

Ele leva o filme “Thales e o Lobo” para consultoria e desenvolvimento

“Thales e o Lobo” é o primeiro longa-metragem de Matheus Farias, ex-aluno de Rádio, TV e Internet das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), e Enock Carvalho. Juntos, eles formam a Gatopardo Filmes. O filme de horror queer, gênero aterrorizante, que traz personagens gays ou temas de interesse do público LGBT+, está na fase de roteirização e foi selecionado, entre 300 inscritos de todo o Brasil, para participar do 9º Laboratório Novas Histórias - Programa Sesc e Senac São Paulo de Desenvolvimento de Roteiros, em Campos do Jordão, SP, em outubro de 2019. Por lá, os sócios recebem consultorias particulares, integram rodas de conversa, encontros com coprodutores e distribuidores, assistem a pitchings e até masterclasses de roteiro.

“É um pacote completo, que dá muito gás para o projeto”, comenta Matheus, um dos criadores. “Para a gente é muito importante participar desses laboratórios, porque é o momento em que nosso projeto, mesmo em fase tão inicial, é avaliado por roteiristas e produtores que já estão no mercado há muito tempo”, completa. O longa conta com incentivo do Funcultura Audiovisual, e, este ano, já participou do Curitiba Lab, que aconteceu dentro do festival Olhar de Cinema, no Paraná.

“Thales e o Lobo” está sendo escrito, desde 2017, a quatro mãos. O filme conta a história de um personagem, que mora no centro do Recife, e vê, aos poucos, o lugar onde trabalha, o círculo de amigos e a própria vida serem ameaçados por uma força maior, quase indefensável. “O Laboratório Novas Histórias tem um processo de seleção bem interessante. No momento da inscrição, os roteiros são submetidos com pseudônimos (os nomes reais dos autores ficam ocultos). Assim, a escolha dos projetos se dá, unicamente, pelo potencial do roteiro. Ser selecionado nesses moldes, para um laboratório por onde já passaram filmes como, "Que Horas Ela Volta", da Anna Muylaert, nos dá uma dimensão do potencial que nosso trabalho tem”, enfatiza.

Para Matheus, a participação do Laboratório Novas Histórias será importante para o amadurecimento do projeto. “Além disso, é uma oportunidade de apresentarmos o filme para outras pessoas”, conclui. 

Sobre a Gatopardo Filmes

A produtora de cinema foi fundada em 2017 por Matheus Farias e Enock Carvalho. Trabalha na elaboração de projetos próprios, a exemplo dos curta-metragens "Quarto para Alugar" (2016), “Caranguejo Rei” (2019) e “Astronave” (atualmente em fase de pré-produção), e dos longas "Thales e o Lobo" e "Parasita". A empresa também realiza cursos, como o "Master – Curso de Finalização em Cinema Digital".

A Gatopardo ainda trabalha em outras frentes, lado a lado com distribuidoras e produtoras, em lançamentos de filmes. Matheus realiza a produção, montagem e finalização de trailers, teasers, featurettes, spots de TV e making ofs. E Enock atua na campanha online de lançamento desses filmes. Em pouco mais de dois anos, colaboraram em quase 40 filmes, entre eles, "Bacurau" (Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles), "Aquarius" (Kleber Mendonça Filho) e o "O Filme da Minha Vida" (Selton Mello). 

alunos no mercado -

voltar