Exposição: Direito à Memória e à verdade

outubro. 07, 2010

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), recebem a exposição “Direito à Memória e à Verdade”. Formada por sete painéis, de 2 m de altura por 3 m de comprimento, a mostra traz o relato dos principais eventos/fatos ocorridos durante a ditadura militar (1964 a 1985). O projeto, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, tem o objetivo de recuperar e divulgar o que aconteceu nesse período da vida republicana brasileira. São registros de um passado marcado pela violência e por violações aos direitos humanos. A exposição, aberta ao público, começa no dia 13 de outubro e segue até o dia 29 de outubro. A abertura acontece no cineteatro da instituição, a partir das 18h30, com palestra de Amparo Araújo, Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura da Cidade do Recife, e Marcelo Santa Cruz, Vereador de Olinda e Advogado do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social - CENDHEC(1990). Na ocasião, será exibido também o documentário “15 Filhos”. A mostra é coordenada internamente pelo professor Paulo Moraes, docente do curso de Direito da AESO-Barros Melo. “A Memória coletiva, que opera em nosso cotidiano alimentada pelo entorno social, é seletiva quando confrontada a um passado violento. Memórias podem promover iniciativas de esquecimento, reconciliação, glorificam “papéis históricos”, explicitam a necessidade da construção democrática, do respeito aos direitos, e podem se vincular com a exigência do “Nunca Mais”, e é este o objetivo da exposição”, comenta Moraes. Ele destaca ainda que o projeto contribui para que as gerações atuais valorizem a democracia em construção. Retrospectiva Concebida originalmente para comemorar os 27 anos da promulgação da Lei da Anistia no Brasil, “Direito à Memória e à Verdade” foi aberta ao público, pela primeira vez, em agosto de 2006, no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Em 2007, numa parceria entre a SEDH/PR, Caixa Econômica Federal e Petrobrás, a exposição passou por Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador - nos espaços culturais da Caixa, em datas alternadas, de maio a agosto. Em dezembro de 2007, quando foram comemorados os 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi realizada uma nova edição da exposição em oito capitais: Belém, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Vitória e Porto Alegre. Já foi instalada em Osasco, na Universidade Federal de Goiás; em Goiânia, na Universidade Federal de Santa Maria (RS); nas celas do antigo DOPS, em São Paulo; em Buenos Aires (AR); em La Plata (AR); no terreno da sede da UNE, no Rio de Janeiro; na Câmara Municipal de Cachoeira do Sul (RS) e no Novo Shopping em Ribeirão Preto (SP). Clique aqui para se inscrever neste evento Serviço Exposição “Direito à Memória e à verdade” Data: de 13 a 29 de outubro Horário: de segunda a sexta, durante o horário de funcionamento da Barros Melo Local: Hall (área interna da faculdade)