Inscrições abertas para os projetos de Iniciação Científica 2020

março. 05, 2020

Professores e alunos podem participar em etapas diferentes

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) abrem o Processo Seletivo para o Programa Institucional de Iniciação Científica 2020. A iniciativa contempla o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

Na primeira etapa, que vai de 21 de fevereiro a 09 de março, os professores/pesquisadores da instituição, interessados em participarem como orientadores dos programas, devem submeter os Projetos de Pesquisa à Comissão de Seleção. O passo a passo está disponível no edital.Clique aqui.

Os resultados dos Projetos de Pesquisa aprovados pela Comissão de Seleção serão divulgados no dia 13 de março de 2020. As propostas aprovadas estarão disponíveis para a candidatura dos alunos, na segunda etapa do processo, que vai de 13 a 22 de março.

Neste segundo momento, os estudantes interessados em desenvolver trabalhos nas linhas de pesquisa em vigência podem se candidatar às vagas pelo site. A seleção será realizada por meio da avaliação de uma redação ou entrevista entre os dias 24 a 25 de março de 2020. O resultado final do processo será apresentado no dia 27 de março de 2020.

O Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC, PIBITI E PIVIC tem como finalidade o desenvolvimento das atividades de pesquisa associadas ao ensino e inseridas nas ofertas curriculares dos cursos oferecidos na faculdade. As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) apresentam três linhas de pesquisa que servem como base para os projetos. São elas:

Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação
Esta linha de pesquisa tem objetivo de compreender a sociedade através de suas manifestações culturais, discurso, visualidade e processos tecnológicos comunicativos e informativos. São esperadas, referencialmente, investigações qualitativas com base em análise de recepção, semiologia, semiótica, fenomenologia e construtivismo. Estão, também, contemplados no escopo os ensaios práticos com profundidade e relevância sobre a temática.

Linha 2: Negócios, consumo e estratégias de mercado
As pesquisas alinhadas a esta linha temática devem levar em conta a competitividade das organizações, dinâmica dos mercados, interação entre pessoas e empresas, além das tecnologias e formas de produção. Os projetos de pesquisa devem ser preferencialmente empíricos, qualitativos e quantitativos, de caráter descritivo em estudos de casos.

Linha 3: Fundamentação, aplicabilidade e constitucionalização dos Direitos
Esta linha trata de todas as áreas correspondentes às três sublinhas correlatas ao Direito Público, Direito Privado e Teoria do Direito. Os projetos em Direito Público envolvem as discussões voltadas para regulamentação do poder público, dos interesses e das instituições públicas. As pesquisas associadas ao Direito Privado focam temáticas relacionadas ao patrimônio regulamentando as atividades dos cidadãos e empresas. Por fim, a sublinha de Teoria do Direito serve para reflexões sobre o Direito em si e temas discursivos a seu respeito como interpretação da norma jurídica, da filosofia do direito, da Democracia, da Lógica, da Tecnologia, Sociologia do Direito. Os projetos de pesquisa devem ser preferencialmente de análise empírica.

aeso - barros melo -